">Em evento realizado no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC), foi apresentado, na última segunda-feira (12/11), o Projeto de Restauração e Uso do Hotel Sete de Setembro, que funcionou naquele espaço entre 1926 e 1973. Direcionado para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e cultural, o projeto terá como objetivo, além do caráter simbólico, restaurar um local de hospedagem para estudantes do Brasil e do mundo.

Projeto de restauração do Hotel Sete de Setembro é apresentado

Em evento realizado no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE),  vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC), foi apresentado, na última segunda-feira (12/11), o Projeto de Restauração e Uso do Hotel Sete de Setembro, que funcionou naquele espaço entre 1926 e 1973. Direcionado para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e cultural, o projeto terá como objetivo, além do caráter simbólico, restaurar um local de hospedagem para estudantes do Brasil e do mundo.

Estiveram presentes na apresentação do projeto, o professor Carlos Levi, reitor da UFRJ; Carlos Vainer, coordenador do FCC-UFRJ; e José Sérgio Lopes, professor do Museu Nacional (MN) da UFRJ. “A nossa expectativa em relação a esse projeto é muito positiva. Para isso devemos articular forças e fazer parcerias, pois a cidade precisa e merece que o espaço volte a funcionar”, destacou Levi durante a abertura da cerimônia.

Carlos Vainer explicou que, antes de fazer o planejamento das transformações  no CBAE, foi realizado um estudo sobre a tradição de institutos de estudos avançados, em especial o Institut for Advanced Study, localizado em Princeton, Nova Jersey, Estados Unidos. Vainer afirmou que uma universidade não deve estar subordinada ao mercado e citou Abraham Flexner, fundador do Instituto de Princeton, dizendo que “os padrões produtivistas do mundo dos negócios abrem o caminho para a mediocridade”, e que, por isso, “instituições independentes devem funcionar como um porto seguro onde estudiosos desfrutem de liberdade intelectual completa”.

O coordenador do FCC apresentou, então, o projeto para o CBAE. Segundo ele, a proposta é estimular um intercâmbio científico nacional e internacional, dando preferência aos países do hemisfério sul. “Precisamos ter pesquisas de ponta aqui também”, afirmou. Ainda segundo Vainer, além de funcionar como hotel, o prédio vai sediar, entre outros eventos, conferências, seminários e discussões de políticas educacionais universitárias. “Este espaço vai fazer parte da vida da cidade. O projeto é da UFRJ, mas o prédio também será da cidade, do país e do mundo”, declarou. Vainer reafirmou, ainda, o compromisso da universidade em retomar a importância de um espaço que está há muitos anos em desuso, e disse que, para isso, está buscando recursos e patrocinadores.