UFRJ e Ibict oferecem curso sobre as formas colaborativas de produção

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Escola de Comunicação (ECO-UFRJ) e os programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict) e em Comunicação (PPGCOM-UFRJ) estão promovendo a disciplina “As formas colaborativas de produção e o comum”, em nível de pós-graduação. Ela será ministrada pelo fundador da Foundation for Peer-to-Peer Alternatives, Michel Bauwens.

A disciplina será oferecida como um curso introdutório sobre as formas colaborativas de produção, o P2P, e a produção de riquezas comuns na sociedade. Organizado pelos pesquisadores Clóvis Lima (Ibict) e Ivana Bentes (ECO-UFRJ), o curso é voltado para alunos de pós-graduação das duas instituições e interessados na temática.

O curso, que é gratuito, com carga horária de 48 horas e três encontros semanais de quatro horas cada um, terá as aulas ministradas na língua inglesa, exigindo-se como produto final de cada aluno um estudo sobre casos de formas colaborativas de produção e de produção do comum no Brasil. Além disso, serão realizadas no horário das 14h às 18h, nas segundas, terças e quintas-feiras (dias 12/11, 13/11, 19/11, 22/11, 26/11, 27/11, 29/11, 03/12, 04/12, 10/12 e 11/12/2012).

As inscrições devem ser feitas até o dia 9/11. São oferecidas 30 vagas: 15 para estudantes de pós-graduação do PPGCI (Ibict/UFRJ) e de Comunicação (UFRJ), e mais 15 como curso de extensão para demais interessados, tendo prioridade professores e pesquisadores. Os alunos do curso receberão certificado de participação.

Os estudantes de pós-graduação do PPGCI-Ibict e do PPGCOM-UFRJ podem fazer suas inscrições na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da ECO-UFRJ, localizada na Avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha, de segunda a sexta-feira, no horário das 11h às 15h. Outras informações pelo telefone (21) 3873-5075. Os demais interessados podem se inscrever via e-mail (cursop2p@gmail.com), anexando currículo ou carta de interesse.