Prefeitura Universitária adere à campanha federal de trânsito

Prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, anuncia participação no Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes – Parada.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011-2020 como a "Década de Ação para a Segurança no Trânsito". A meta é reduzir à metade o número de acidentes, que matam 1,3 milhão de pessoas todos os anos em 178 países. No Brasil, são cerca de 430 mil acidentes, 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. Os números alarmantes levaram a presidenta Dilma Rousseff a lançar o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes – o Parada, uma campanha que objetiva mudar o comportamento dos motoristas no trânsito e que recebe a adesão da Prefeitura Universitária da UFRJ.

De acordo com o prefeito Ivan Carmo, os dados mostram que metade das vítimas de acidentes no país é formada por jovens com idade entre 15 e 39 anos, a faixa etária predominante na universidade. "Estamos tomando diversas medidas para controle de velocidade aqui no campus da Cidade Universitária, mas faremos mais para conscientizar as pessoas que circulam por aqui diariamente e precisam mudar de comportamento para reduzir essa devastadora estatística", afirma o prefeito, que tem especialização em Engenharia de Transporte e em Urbanismo.

Com a inauguração da Ponte do Saber ficou evidente a necessidade de aperfeiçoar o controle e a fiscalização do tráfego na Cidade Universitária. Depois da instalação de lombadas eletrônicas e renovação da iluminação dos semáforos, 13 speed tables (plataformas para travessias de pedestres) serão instalados até o início de novembro, o que revela a prioridade dada aos pedestres pela Prefeitura Universitária, conforme preconiza a lei. "Escolhemos os pontos mais críticos de travessia no campus, como no trecho entre a Faculdade de Letras e o Centro de Tecnologia, em frente ao prédio da Reitoria ou no trajeto entre a Prefeitura Universitária e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, locais em que a velocidade máxima não passará de 30 km/hora", explica o prefeito.

Fiscais de Trânsito na UFRJ

Para fiscalizar o desrespeito às normas de trânsito, funcionários da universidade receberam treinamento da CET-Rio, com base em um convênio firmado entre a universidade e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O Diário Oficial já oficializou a autorização para que esses servidores possam aplicar multas a quem cometer infrações de trânsito, desde o simples estacionamento irregular a excesso de velocidade, em qualquer local da cidade, não apenas no campus.

A Prefeitura Universitária distribuirá material educativo, organizará palestras e fará a exibição de filmes nos próximos meses para provocar a reflexão de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre as regras de trânsito. "A universidade é um polo irradiador de ideias. Todas as medidas que estamos tomando visam educar, não reprimir", concluiu Ivan Carmo.