">A “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ”, que ocorreu entre os dias 16 e 21 de outubro, movimentou os campi da universidade com inúmeras atividades. O tema da 9ª edição nacional foi “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. A UFRJ escolheu como subtema “Água para a Vida e Água para Todos”.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta a UFRJ

Jessika Peixoto

A elaboração e realização das 132 atividades que constituíram a diversificada programação envolveram 480 docentes, 82 servidores técnico-administrativos em educação e 725 estudantes.

Para a professora Selene Alves Maia, assessora especial da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e coordenadora-geral do evento na UFRJ, a oportunidade de proporcionar ao público-alvo a chance de conhecer e interagir com novas áreas foi fundamental. “Em um universo marcado pelo atraso escolar e falta de motivação, culminando até na falta de perspectiva profissional, principalmente para os estudantes oriundos das escolas públicas, a realização da Semana da UFRJ proporcionou novos exercícios intelectuais, ampliação de percepções sobre o tema, bem como contribuiu para o ‘despertar’ de vocações”, afirmou.

O público predominante foi composto por aproximadamente 14.500 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Rio de Janeiro, e também por estudantes e servidores da própria UFRJ, segundo afirmou a professora Regina Célia Gollner Zeitoune. Como uma das coordenadoras da atividade que propunha ações educativas sobre sexualidade, saúde bucal e a verificação de pressão arterial e tipagem sanguínea, a professora disse estar contente com a oportunidade oferecida pela Semana.

“Realizamos ações de promoção de saúde e, por outro lado, tivemos uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos da UFRJ que estão trabalhando no projeto como bolsistas de extensão”, declarou.

Orientação sexual

Uma das atividades que mais chamou a atenção dos jovens que circulavam pelo prédio da Reitoria foi o “Papo Cabeça”, coordenado pelo professor José Leonídio Pereira. A atividade contou com a exposição de fetos e placentas, jogos e muita conversa sobre reprodução humana e os métodos contraceptivos, que, segundo a estudante de psicologia Talita Souza, foi o assunto que mais despertou interesse.

Talita destacou a importância da oficina, afirmando que a maior parte do público atendido não possuía grande bagagem de conhecimento sobre o assunto, pouco sabia sobre a existência de doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo sobre o próprio corpo.

Outro assunto explorado que gerou grandes dúvidas e aguçou a curiosidade foi a Ciência Meteorológica. Na oficina “Meteorologista Mirim”, foram disponibilizados instrumentos e experimentos meteorológicos que visavam facilitar o entendimento do assunto e todas as suas áreas de abrangência.

O professor Edilson Marton, um dos coordenadores da atividade, ressaltou a falta de conhecimento acerca do tema tratado: “A meteorologia ainda não é muito bem entendida pelas crianças de uma forma geral. Ao exemplificar um tornado para os alunos, percebi um espanto muito grande, acompanhado de um interesse maior ainda. Um grupo de alunos do ensino médio, por exemplo, ficou curioso quanto a isso e acabou formulando perguntas mais específicas sobre esse tipo de fenômeno no Brasil e em outros países. Nós pudemos discorrer mais sobre o tema e mostrar para eles um pouco da ciência meteorológica”.