Categorias
Memória

Prêmio João Canuto realiza 9ª edição

O Movimento Humanos Direitos (MHuD), em parceria com o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, que integra o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ, realiza, no próximo dia 25, a 9ª edição do Prêmio João Canuto.

O prêmio é outorgado anualmente a pessoas e organizações que se dedicam a causas sociais e à defesa dos direitos humanos. A iniciativa dá aos vencedores maior visibilidade perante a sociedade, visto que formadores de opinião, artistas e outras personalidades integram o movimento, tais como Dira Paes (diretora-geral) e Camila Pitanga (diretora-suplente).

Para o professor Ricardo Rezende, fundador do Movimento Humanos Direitos e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), vinculado ao Nepp-DH da UFRJ, o prêmio “provoca repercussão na mídia e nas imprensas locais, e também gera uma preocupação aos infratores dos direitos humanos”.

A escolha dos nomes para receber o Prêmio João Canuto é feita pelos membros do MHuD, a partir de uma consultoria realizada anteriormente entre organizações sociais e pessoas dedicadas à causa dos direitos humanos. Este ano os premiados são: Dom Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife − PE), Felício Pontes Jr. (procurador da República − PA), Gil Quilombola (educador e defensor dos direitos humanos − MA), Laísa Sampaio (professora e ambientalista − PA), Lúcia Murat (cineasta − RJ), Márcia Miranda (teóloga e defensora dos Direitos Humanos − RJ), Maria Alice Sousa (diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal) e ONG Apitaço (fundadora: Rejane Maria da Silva − PE).


Nesta edição, além da premiação, haverá o lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo, da Coetrae − MT, “Dom Pedro Casaldáliga”, que tem por objetivo reconhecer as melhores matérias sobre erradicação do trabalho escravo no estado de Mato Grosso.

O evento acontece às 18h no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH−UFRJ, que fica no campus da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.