Professor da Faculdade de Educação recebe título

Emerencia Antonio MoreiraEm sessão solene do Conselho Universitário e de ordem do reitor  Carlos Levi, o docente Antônio Flavio Barbosa Moreira, da Faculdade de Educação (FE−UFRJ), recebeu o título de professor emérito. A solenidade aconteceu na última segunda-feira, dia 8 de outubro, às 18h, no Salão Pedro Calmon, e, além da presença de Levi e do homenageado, contou com a participação de vários representantes de instâncias da faculdade, como as pró-reitorias de graduação e pós-graduação e a decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Emerencia Antonio MoreiraMoreira, que também é pesquisador, tornou-se referência em conceitos, práticas e questões centrais do campo curricular. Com reconhecida capacidade para dialogar e propor reflexões aos pesquisadores que se enveredam nas diferentes vertentes teóricas da área, ele contribuiu para que as investigações curriculares fossem revigoradas e devidamente problematizadas.

Dessa forma, o título “é um reconhecimento máximo pela obra, dedicação à pesquisa e ao ensino, formação de novos profissionais, novos mestres e doutores, e pelo que Moreira representa para a universidade e a sociedade”, explicou a professora Regina Cunha, parceira em um dos ensaios do professor, “A discussão da identidade na formação docente”.

Emerencia Antonio MoreiraNo evento, foi lembrada a trajetória acadêmica do homenageado: licenciado em Química pela UFRJ, graduado em Química Industrial pela Sociedade Universitária Augusto Motta (Unisuam) e em Educação pela UFRJ, prosseguiu seus estudos na área de Educação, tornando-se mestre pela UFRJ e doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres,  onde também concluiu o estágio pós-doutoral.

Além disso, é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação e exerce o cargo de coordenador-geral de Pós-Graduação e Pesquisa. Moreira é também autor de mais de 20 livros, que, além de abordarem o campo curricular, falam sobre cultura e atualidades.

Após a outorga do título, Antônio Moreira lembrou suas experiências pessoais e acadêmicas no Brasil e exterior, enfatizando seu interesse no aprendizado. “O conhecimento é algo contínuo, nunca devemos deixar de aprender coisas novas, aprimorando o que já sabemos”, finalizou.