Palestras sobre Aby Warburg e Walter Benjamin

Nos dias 2 e 3 de outrubro, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ apresentam duas palestras com o crítico literário Antônio Guerreiro sobre o historiador de arte Aby Warburg e o ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo Walter Benjamin.

Antônio Guerreiro é crítico literário permanente do jornal Expresso em Portugal, foi professor convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona. No momento, prepara uma tese de doutorado sobre Walter Benjamin na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publicou os livros Paris 1900 (1998), O Acento Agudo do Presente (2000, Prêmio Pen-Club) e Enciclopédia e Hipertexto (2006). Publicou também ensaios sobre Literatura Portuguesa contemporânea (nomeadamente, Herberto Helder, Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny de Vasconcelos, Manuel Gusmão e Eduardo Lourenço), crítica cultural e pensamento contemporâneo em revistas universitárias e outras publicações especializadas. Sobre Walter Benjamin e Aby Warburg fez apresentações em colóquios e tem colaborações em livros coletivos.

Datas e locais:
“Aby Warburg e Walter Benjamin em diálogo: teoria da imagem e conceito de história"

Terça-feira, dia 2 de outubro, 17h.
Sala 218 – bloco C, campus do Gragoatá. Instituto de Letras da UFF.

"Aby Warburg: teoria da imagem e crítica da cultura moderna"
Quarta-Feira, dia 3 de outubro, 10h.
Sala 111, Escola de Comunicação da UFRJ, campus da Praia Vermelha.
Av. Pasteur, 250, fundos.

As palestras têm entrada livre e gratuita.
Coordenação dos professores Célia Pedrosa (UFF), Diana Klinger (UFF) Mauricio Lissovsky (UFRJ) e Denilson Lopes (UFRJ).