É com pesar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento do professor Carlos Nelson Coutinho, vítima de câncer, aos 69 anos, na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro.

">É com pesar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento do professor Carlos Nelson Coutinho, vítima de câncer, aos 69 anos, na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro.

">
Categorias
Memória

Morre Carlos Nelson Coutinho, filósofo e professor da UFRJ

É com pesar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento do professor Carlos Nelson Coutinho, vítima de câncer, aos 69 anos, na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro.

Coryntho Baldez e Paulo Hora 

Carlos NelsonÉ com pesar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento do professor Carlos Nelson Coutinho, vítima de câncer, aos 69 anos, na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro.

Livre-docente da UFRJ, Coutinho tornou-se reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci.

Além de responsável pela coordenação e edição da obra de Gramsci no Brasil, Carlos Nelson Coutinho, que nasceu em Itabuna (BA), publicou livros fundamentais para os estudos de teoria política no país, como Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político e A Democracia como Valor Universal, entre outros.

Professor titular de Teoria Política na Escola de Serviço Social (ESS−UFRJ), formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se dedicou à crítica cultural nos anos 60 e 70, concentrando sua atenção na filosofia política e articulando sua reflexão teórica com a prática militante no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, depois, no Partido dos Trabalhadores (PT) e no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Coutinho, que também foi diretor-geral da Editora UFRJ entre 2003 e 2011, era arguto analista da conjuntura política, como mostra a entrevista exclusiva, e ainda atual, que concedeu ao Jornal da UFRJ, em 2005.

O corpo de Carlos Nelson Coutinho será velado hoje (20/9) no átrio do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha, e cremado amanhã (21/9), às 15h, no cemitério do Caju.

Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Nelson Coutinho
Hoje nos deixou o professor Carlos Nelson Coutinho, um dos nomes de maior destaque na história da UFRJ e um dos principais pensadores do Brasil. Gramsciano de referência nacional e internacional, seu trabalho ajudou a formar pesquisadores e pensadores marcados pelo traço crítico essencial para a Universidade e para a mudança social.

Como reitor, tive o prazer de conferir-lhe, recentemente, o título de Professor Emérito da UFRJ, numa cerimônia onde se via nos olhos de estudantes, professores, funcionários, políticos e amigos o carinho e o respeito que tinham por esse grande pensador. Presto minha solidariedade e pesar à família e amigos.

Carlos Levi
Reitor da UFRJ