">Desenvolver pesquisas que atendam às necessidades atuais e urgentes da sociedade. Essa é a proposta do Bioinovar, o novo Polo de Laboratórios do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), da UFRJ. A apresentação do Polo Bioinovar será no dia 5 de junho, às 10h, no Auditório Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde, 2º andar, bloco K, na Cidade Universitária.

UFRJ lança polo pioneiro de pesquisas em biotecnologia

Andréa Pestana Assessoria de Imprensa do IMPG

O Bioinovar será o maior complexo de laboratórios de pesquisas na área de biotecnologia do Brasil e o único no Rio de Janeiro com o desenvolvimento de projetos pioneiros nas áreas médica, farmacêutica e de sustentabilidade socioambiental. Destaque para a pesquisa com micro-organismos que irá permitir a prevenção e remediação de acidentes naturais ou decorrentes da ação no ser humano, como o vazamento de óleo no oceano.

O polo será constituído por diferentes grupos de pesquisa de caráter multidisciplinar, com foco em quatro grandes áreas: Bicombustíveis; Biofármacos e Dispositivos Biomédicos; Biocatalisadores e Bioprodutos; e Ecologia Microbiana e Biotecnologia do Petróleo.

O complexo vai trabalhar também com a implantação de áreas de Biossegurança, onde serão feitos testes com vírus patogênicos e estudos de doenças sazonais e epidemias, além do desenvolvimento de vacinas e de medicamentos.

"O Bioinovar será um marco na área de pesquisa biotecnológica no estado do Rio e no país. Novas estruturas são necessárias para garantir a produção de conhecimento em diferentes áreas em benefício da sociedade. Esta unidade será um dos mais modernos centros de biotecnologia do Brasil e dará apoio a diferentes programas do governo e de outras universidades federais através, também, da interação com grandes empresas", afirmou Renato Rozental, pesquisador e professor da UFRJ, um dos idealizadores do complexo.

O Polo Bioinovar envolverá a universidade, empresas e o governo, e tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento da pesquisa básica como resposta às necessidades sociais.

A equipe conta com pesquisadores e professores da UFRJ, referências da área no Brasil: Alane Beatriz Vermelho, Alex E. Prast, Alexandre Soares Rosado, Amilcar Tanuri, Angelo Cunha, Eliezer J. Barreiro, José C. S. Gonçalves, Raquel Silva Peixoto, Renato Rozental.