">A Comissão de Acompanhamento das Ações das Políticas de Assistência Estudantil do Conselho Universitário (Consuni) divulgou, na sessão do último dia 17, o relatório das atividades, em que consta a avaliação acerca da instalação de um restaurante universitário no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

Reitoria estuda instalação de restaurante na Praia Vermelha

A Comissão de Acompanhamento das Ações das Políticas de Assistência Estudantil do Conselho Universitário (Consuni) divulgou, na sessão do último dia 17, o relatório das atividades, em que consta a avaliação acerca da instalação de um restaurante universitário no campus da UFRJ na Praia Vermelha. De acordo com o documento, a comissão − criada a partir da resolução 21/2011 do Consuni − recomenda à Administração Central da UFRJ que “estabeleça as interlocuções necessárias com a Direção do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a instalação, naquele espaço, para a Central de Alimentação na Praia Vermelha”.

Ainda segundo o documento, foram analisados outros espaços, como a sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), opção descartada devido à localização próxima a uma das principais entradas do campus, o que “seria incompatível com o bom funcionamento” das atividades. Outro espaço analisado pela comissão foi a área do antigo Bingo. No entanto, a alternativa foi descartada pela sua “localização descentralizada”.

Apesar do “dimensionamento insatisfatório para o número de refeições pretendidas” e as dificuldades de acesso, inicialmente encontradas pela comissão, o andar térreo do INDC foi o local considerado mais adequado para a instalação do restaurante. Uma das possibilidades encontradas para o acesso seria o campo de futebol da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), também conhecido como “campinho”, para o trânsito de usuários, sem maiores transtornos ao movimento do campus. Apesar da indicação do espaço, para atender à demanda de 1200 refeições no jantar, turno de maior potencial de frequência, seria necessário realizar alterações no espaço físico em questão, o que demandará um tempo maior – não estipulado pelo documento – para a instalação do restaurante naquele local.

Números da Praia Vermelha

A população discente no campus é de aproximadamente 3 mil alunos, de acordo com o relatório. O número de refeições a serem servidas no almoço e no jantar é de 800 a 1200, números que “já contemplam a perspectiva de transferência da população acadêmica para a Cidade Universitária e a previsão de incremento da população nas atividades que permanecerão no campus da Praia Vermelha”.