Historiador de cinema francês ministra palestra na ECO−UFRJ

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicação (PPGCOM−ECO) da UFRJ e a Editora Papirus realizam,  no dia 23 de maio, quarta-feira, uma conferência com o historiador de cinema Michel Marie, que lança o livro A Nouvelle Vague e Godard, editado recentemente no Brasil.

Marie é professor emérito da Universidade de Paris 3, onde criou o programa de ensino em Estudos Cinematográficos. O docente também ministrou aulas em Montreal (Université de Montréal) e no Brasil (Unicamp). Criou e dirige a coleção Cinema e Artes Visuais das edições Armand Colin, entre outras atividades.

A obra A Nouvelle Vague e Godard apresenta a história de um dos movimentos mais importantes do cinema, elegendo Acossado, primeiro filme de Jean Luc Godard, como manifesto estético desse movimento.

A conferência e o lançamento do livro, acompanhados de projeções de filmes de Godard, acontecem no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO−UFRJ, a partir das 15h. A conferência de Michel Marie terá tradução consecutiva. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos. A entrada é franca.