">Batizada de Ponte do Saber, a via faz parte de um projeto mais amplo, iniciado em 2009, que inclui medidas de dragagem e recuperação dos manguezais que circundam a Cidade Universitária.

Ponte estaiada será inaugurada nesta sexta

Será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 27, às 10h, a ponte estaiada (sustentada por cabos) que fará a conexão do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, à Linha Vermelha (sentido Centro). Para a solenidade, está prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, além do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Com 780 metros de comprimento e 180 de vão livre, a obra custou R$ 62 milhões. O dinheiro é proveniente de medida compensatória em razão do derramamento, em 2000, pela Petrobras, de 1,3 milhão de litros de óleo na Baía de Guanabara.

Hoje, um veículo que parte da Reitoria da UFRJ percorre 4 mil metros até ingressar na Linha Vermelha no sentido Centro. Com a ponte, essa distância ficará oito vezes menor. O prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, afirmou que não duvida do quanto é benéfica a nova conexão do campus com o Rio de Janeiro. No entanto, ele analisa o impacto que a ligação terá no sistema viário: “O objetivo da construção é desafogar o trânsito. Buscaremos alternativas para evitar que a UFRJ seja vista como um atalho para os motoristas nos horários de fluxo mais intenso da Linha Vermelha”.

A ponte estaiada é parte de um projeto mais amplo, iniciado em 2009, que incluiu medidas de dragagem e recuperação dos manguezais que circundam a Cidade Universitária. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a obra já se tornou referência na paisagem, por causa do pilone de 91 metros de onde saem os 21 estais (cabos) que a sustentam – 15 frontais e seis na retaguarda. Toda em concreto branco, a ponte ganhou tratamento especial antipichação e está em fase de finalização, recebendo muretas de proteção em ambos os lados e na divisória das pistas.