Estudo visa auxiliar a elaboração de uma proposta para aproximar as micro e pequenas empresas das grandes companhias instaladas ou em fase de implantação no Rio.

">Estudo visa auxiliar a elaboração de uma proposta para aproximar as micro e pequenas empresas das grandes companhias instaladas ou em fase de implantação no Rio.

">
Categorias
Memória

Estudo do IE-UFRJ mapeia concentração de micro e pequenas empresas no estado

Estudo visa auxiliar a elaboração de uma proposta para aproximar as micro e pequenas empresas das grandes companhias instaladas ou em fase de implantação no Rio.

Em estudo encomendado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), o Instituto de Economia (IE) da UFRJ analisou a concentração de micro e pequenas empresas (MPEs) por ramo de atividade no estado do Rio de Janeiro. Subdividido em dez regiões, o estudo visa auxiliar a elaboração de uma proposta para aproximar as MPEs das grandes empresas já instaladas ou em fase de implantação no território fluminense. Essa parceria tem por objetivo aproveitar o potencial das pequenas empresas do estado para competir com grandes corporações de fora do Rio no fornecimento de bens e serviços.

De acordo com a professora do IE-UFRJ Renata La Rovere, responsável pelo estudo, a pesquisa ajudará o Sebrae/RJ a focalizar mais as ações de acordo com a região. Por exemplo, a análise apontou que as principais oportunidades na Baixada Fluminense estão ligadas à construção civil, comércio varejista e serviços a familiares. Já na chamada Baixada Litorânea, que corresponde à Região dos Lagos, o potencial se encontra no turismo e alojamento, construção civil e alimentos e bebidas.

A professora Lia Hasenclever, também do IE-UFRJ, afirmou que as MPEs podem ser muito mais eficientes quando associadas às grandes empresas. A docente, no entanto, fez ressalvas: “Em geral, as MPEs não estão qualificadas em tecnologia e organização para atenderem aos altos padrões exigidos pelos fornecedores das grandes empresas. Logo, se elas forem qualificadas, poderão encontrar uma demanda garantida”, finalizou Lia.