">Novos centros de pesquisa estão sendo instalados no Parque Tecnológico, na Cidade Universitária. Diante desses avanços, a Escola Politécnica da UFRJ e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) estão reunindo esforços para o fomento e a integração de alunos de graduação com a pós-graduação.

Poli e Coppe integram graduação e pós

Novos centros de pesquisa estão sendo instalados no Parque Tecnológico, no campus da UFRJ na Cidade Universitária. Diante desses avanços, a Escola Politécnica da UFRJ e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) estão reunindo esforços para o fomento e a integração de alunos de graduação com a pós-graduação.

Formas efetivas têm sido estudadas para que bons alunos possam participar de disciplinas da pós-graduação antes do término da graduação. “Um aluno de graduação poderá cursar disciplina de mestrado da Coppe, desde que autorizado pelo programa que a oferece. Ao final do período, ela deverá ser registrada no seu histórico escolar pelo curso de graduação, contendo código e nome da disciplina, indicação do professor, período e conceito final. Disciplinas cursadas dessa forma poderão ser aproveitadas quando do ingresso do aluno na pós-graduação da Coppe, desde que aprovadas pelo programa”, informa o professor Edson Watanabe, diretor acadêmico da Coppe.

O objetivo da proposta é fazer com que o aluno possa fazer uma pós-graduação mais rápida, com essas disciplinas valendo como optativas, dependendo do curso de graduação.