Categorias
Memória

5ª Rodada Latino-Americana debate eventos de violência política

A “5ª Rodada Latino-Americana” iniciou as atividades nessa segunda (28/10) com o workshop “Violência nas Democracias Sul-Americanas”. Nesse primeiro momento, o professor Marcelo Coutinho, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), apresentou a pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos da América Latina, o Leal, vinculado ao Nepp-DH e coordenado pelo docente.

O workshop consistiu na apresentação de dados preliminares recolhidos nos últimos 11 meses de pesquisa sobre eventos de violência política (EVP) na América do Sul. Ao todo, aproximadamente 15 assistentes de pesquisa estudam, nos jornais locais de dez países da região, registros de EVP a partir de 2008.

Segundo Coutinho, “a América Latina é muito conturbada, com recuo e retrocessos democráticos. Há a hegemonia da democracia política desde 1991 e a hipótese esperada, devido a variáveis domésticas e internacionais, é a redução dos eventos de violência política com base na conjuntura”. Além disso, o docente afirmou que a pauta havia deixado de estar na agenda de pesquisa acadêmica após a ditadura.

Para Coutinho, os eventos computados redundam em violência física, com uso da força e caráter político. Também foi incorporado o narcotráfico, mas o recorte da pesquisa para que o evento fosse considerado “político” foi a entrada das forças armadas do Estado.

Por uma decisão metodológica do grupo de pesquisas, não há a pretensão de esgotar os dados. Logo, eles são sub-representados, de forma que o grau de informação seja suficiente para a comparação. O trabalho inicial é o de mapeamento, em que os EVPs são analisados por país, ano, mês, período do dia etc.

Leal

A “Rodada Latino-Americana” é um evento bimestral que tem o objetivo de divulgar a pesquisa e organizar seminários sobre o tema. Na ESS–UFRJ, o Leal possui um alto índice de procura por vagas de assistentes, mesmo o trabalho sendo voluntário.