">A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi contemplada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com a aprovação de 136 projetos para o edital Cientista do Nosso Estado (CNE) e 33 para Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). A UFRJ foi a instituição que mais teve projetos aprovados nos dois programas, que são os mais concorridos da Faperj.

UFRJ tem 169 projetos aprovados pela Faperj

Os 300 projetos contemplados pelo programa Cientista do Nosso Estado dividirão um total de R$ 25,9 milhões em recursos, que serão repassados através de bolsa mensal no valor de R$ 2.400, durante 36 meses, aos projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, ligados a instituições de ensino e pesquisa, com grau de doutor e produção científica de qualidade, compatível com o nível de pesquisador 1 do CNPq, especialmente nos últimos cinco anos.

Já os projetos do programa Jovem Cientista do Nosso Estado receberão R$ 7,7 milhões para custear 120 bolsas, das quais 33 são da UFRJ. O valor  será de R$ 1.800 mensais, concedidas a pesquisadores em fase intermediária da carreira acadêmica, com grau de doutor há menos de dez anos (a partir de 1º de janeiro de 2001), boa produção científica e histórico de formação de recursos humanos.

Leia mais em http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=7722.