">O Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto recebe, em novembro, a “1ª Mostra Cultural João Cabral 2011”, que acontecerá entre os dias 7 e 11. O evento terá performances teatrais, sarau poético, o grupo Música Surda, vídeos, exposições e o Choro Ensemble da Escola de Música.

1ª Mostra Cultural João Cabral 2011 na Faculdade de Letras

Mostra João Cabral 2011O Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto recebe, em novembro, a “1ª Mostra Cultural João Cabral 2011”, que acontecerá entre os dias 7 e 11. O evento, que contará com a participação maciça de alunos, professores e servidores da Faculdade de Letras (FL), terá performances teatrais, sarau poético, o grupo Música Surda, vídeos, exposições e o Choro Ensemble da Escola de Música.

A realização do evento é feita pelo Setor Cultural da FL. O Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto fica no bloco D da FL, próximo ao Café. O evento terá início a partir das 13h.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA I MOSTRA CULTURAL JOÂO CABRAL 2011
DE 07 A 11 DE NOVEMBRO

DIA 07 DE NOVEMBRO – 2ª  FEIRA
MANHÃ:
SALA JOÂO DO RIO

EXPOSIÇÕES:

"IMAGENS DO SAGRADO AFRICANO:  MÁSCARAS, RITOS E RITUAIS"
O acervo conta com 50 peças. Máscaras de várias tribos e etnias africanas, como Senegal, Gabão, Benim, Congo e outros, empregadas nas práticas de seus rituais. Acervo gentilmente cedido por Mamour Sop Ndiaye

"MEMÓRIAS DE MOÇAMBIQUE"
Acervo fotográfico sobre o cotidiano da zona de sul de Moçambique. Dos caminhos que conduzem à alegria dos moçambicanos, envolvendo, inclusive, as tradições de uma cerimônia pré-nupcial.
Acervo gentilmente cedido por Ângela Eugênio

11h30min
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS COM SILVIA CARVALHO, DO GRUPO KARINGANA UA KARINGANA
Psicóloga da DVST da UFRJ

MESA-REDONDA:
"IMAGENS DO SAGRADO AFRICANO: MÁSCARAS, RITOS E RITUAIS" & “MEMÓRIAS DE MOÇAMBIQUE” com Mamour Sop Ndiaye e Ângela Eugênio
Mediadora: Profa Maria Carmen Tindó
*Presença do Consul de Moçambique

EXCEPCIONALMENTE, ESTA  MESA-REDONDA OCORRERÁ  NO DIA 22/11/2011 ÀS 10H30MIN

2ª  FEIRA – DIA 07 DE NOVEMBRO

13h30min
PALESTRA "IMAGEM E TEXTO NA PRODUÇÃO DO LIVRO INFANTIL" COM A PROFESSORA  FÁTIMA MIGUEZ

16h30min
AULA DE YOGA COM GILBERTO SCHULZ
Graduando de Lit/Port
Levar canga, toalha ou esteira

3ª FEIRA – DIA 08 DE NOVEMBRO

APRESENTAÇÃO DO CHORO ENSEMBLE DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ
O grupo é for­mado por alunos da Ofi­cina de Choro da UFRJ – uma ini­ci­a­tiva de Sér­gio Al­vares, docen­te do departamen­to de Mu­si­co­logia e Edu­cação Mu­sical. Li­gado à dis­cipli­na Tó­picos Es­pe­ciais, explo­ra este ma­ra­vi­lhoso gê­nero mu­sical ur­bano que surge, no final do séc. XIX, da fusão do Lundu (ritmo à base de per­cussão afri­cana) com gê­neros eu­ro­peus.

14h30min
APRESENTAÇÃO DAS PERFORMANCES MUSICAIS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
“Dialogando com Cartola, Jazz e…”
com Ronaldo Só Moutinho, Doutorando do Curso Pós-Graduação de Ciência da Literatura

4ª FEIRA – DIA 09 DE NOVEMBRO  –

GRUPO DE DANÇA FLAMENCA  BULERIA Y FLAMENCO
Apresentação de “Sevilhanas” e “Zorongo gitano”
Com Silvia Pereira (Pesquisadora do Projeto PRISMA do Curso  de Letras Neolatinas), Janaína Mendonça, Lúcia Fernandes e Márcia Araújo

RODA DE LEITURA COM TAINISE OLIVEIRA
Bacharelanda do Curso dePort/Arabe do Depto de Letras Orientais e Eslavas

5ª FEIRA – DIA 10 DE NOVEMBRO

GRUPO VOCAL MÚSICA SURDA
"Música Surda" foi fundado em 2001, é essencialmente um grupo de criação poética e musical voltado para a elaboração e canções brasileiras. Realiza musicalmente a poesia de autores consagrados e de novos expoentes da poesia em língua portuguesa. É formado por Andrea Pedroso, Antônio Jardim (Professor Adjunto da Letras-UFRJ), Artur Gouvêa e Eduardo Gatto.

14h30min

MOSTRA DE PERFORMANCES MUSICAIS DOS ALUNOS
Com Jorge Lisboa e Keyla (vocais), Marina Andrade (violino),
Guilherme Santana e  Igor Melo (violões) e Max (piano)
* Todos Graduandos

6ª FEIRA – DIA 11 DE NOVEMBRO

MANHÃ
11h30min

AULA DE YOGA COM GILBERTO SCHULZ
Levar canga, toalha ou esteira

13h30Min

SARAU POÉTICO COM ALBERTO PUCHEU E TERESA CRISTINA MEIRELES

MOSTRA DE PERFORMANCES POÉTICAS DE ALUNOS E SERVIDORES

“Musicalidades nos textos de João Cabral” com Rômulo Pessanha, graduando de Port/Lit;
“Slam e Poesia” com Yure Romão, Arthur Gonçalves, Felipe Mendes, Lucas Lisboa, Alline Sagui e Laila Romão, graduandos de cursos diversos;
“Poemas do coração” com Marli Rodrigues, do Centro de Orientação e Apoio Acadêmico;
“Retina” com Raquel Gaio, Graduanda de Port/Lit;
“Será possível vencer o impossível”, “Que bom seria” e “Um papo na esquina” com José Pellizzon, do Setor de Publicações;
“Desaprendizagem da entrega“ com  Bianka Barbosa, Bacharel de Pot/Lit;
“O artista”, "Bússola" e "      " com Thaís Martins Franco, Graduanda de Port/Lit;
"In-cessante" com Ângela Balduino, Setor Cultural

CINE LETRAS