4ª Jornada de Pós-graduação do ICB traz conferência de professor emérito da UFRJ

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ realiza a “4ª Jornada de Pós-graduação”, nos dias 7 e 8 de novembro. Newton de Castro, diretor adjunto de pós-graduação do ICB, destacou que “a jornada é organizada principalmente pelos alunos”.

O evento conta com 28 apresentações orais de pós-graduandos (teses e dissertações) em 7 sessões. Além disso, terá duas sessões de painéis com, aproximadamente, 50 trabalhos em cada. “Os temas são relacionados às linhas de pesquisa do ICB, representadas nos dois programas de pós-graduação”, completou Newton.

Também está prevista na programação a conferência de encerramento com Radovan Borojevic, professor emérito da UFRJ, membro da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador IA do CNPq. “Internacionalmente reconhecida, sua pesquisa atua nas áreas de biologia de células-tronco, engenharia tecidual e medicina regenerativa”, afirmou o diretor adjunto.

Atualmente, o ICB possui dois programas de pós-graduação stricto sensu: o programa de Ciências Morfológicas, considerado referência nacional no ensino da área; e o programa de Farmacologia e Química Medicinal, o único em sua proposta de ensino de uma farmacologia moderna e aplicada ao desenvolvimento de fármacos.

Como resultados, esses programas têm produzido dissertações de mestrado e teses de doutorado de grande impacto. As áreas de pesquisa abrangem Biologia Celular e de Desenvolvimento, de Terapias Celulares e de Bioengenharia, de Neurobiologia, de Patologia, de Farmacologia Celular e Molecular e de Desenvolvimento de Fármacos.

O evento

A “4ª Jornada de Pós-graduação do ICB” será realizada das 9h às 18h, no Salão Azul, andar térreo da Reitoria. Av. Pedro Calmom, 550, Cidade Universitária.

Para mais informações sobre o ICB, visite o site:  http://www.icb.ufrj.br.