5ª Semana de Polímeros começa com público participativo e interessado

Começou na terça-feira (26/10) a “5ª Semana de Polímeros”, no Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano (IMA), promovido pelo setor de extensão do IMA.

“As pessoas não conhecem polímeros e têm sempre dúvidas, há muita controvérsia. Estamos tentando fazer essas pessoas se tornarem formadoras de opinião, se aprofundando mais no tema para conseguir espalhar que é um material bom, de um uso que a gente não pode negar”, afirmou Fátima Marques, do setor de extensão do IMA.

O evento é democrático e o primeiro dia contou com a presença massiva de alunos do Ensino Médio e técnico, o que não costuma ser muito comum em eventos universitários, além de professores e estudantes de graduação.

“Temos que nos preocupar em atingir todo o público, então vamos desde a parte mais simples, de forma que as pessoas tenham uma boa visão dos polímeros, até mesmo pro pessoal que vai fazer vestibular. E temos também que puxar um pouco uma linguagem mais técnica, um aprofundamento maior”, contou Fátima. Como consequência, a primeira palestra, “O Fabuloso Mundo dos Polímeros”, de Priscila Oliveira, teve um público participativo e interessado.

Em comemoração ao “Ano Internacional da Química”, o tema principal deste ano é “A Química em Polímeros”. O evento, que acontece até quinta-feira (27/10), conta com palestras e apresentações práticas, nas quais serão destacados os seguintes tópicos: polimerização, processamentos reativos, modificações em polímeros, modificações em cargas, síntese de compatibilizantes, biopolímeros, reciclagem, entre outros.