Categorias
Memória

Professor norueguês discute desenvolvimento infantil

O Instituto de Psiquiatria (Ipub-UFRJ) convida os interessados em desenvolvimento infantil a assistirem, dia 21/10, às 10h30, a palestra do professor John Ronning da Universidade de Tromso, Noruega, intitulada: “Outcomes of an early intervention with premature infants <2000 grams from six months up to five years”.

A conferência apresentará os resultados de uma intervenção precoce realizada com os pais de crianças prematuras e com baixo peso, tendo como base a teoria de modelo transacional de desenvolvimento, na qual um padrão perturbado pode exercer grande influência sobre o desenvolvimento da criança na interação precoce de pais e filhos.

O relacionamento entre pais e bebê depende tanto das características dos gestores quanto da criança. Dessa forma, a combinação de um prematuro frágil com pais ansiosos e aflitos pode forçar estes a utilizarem práticas restritivas de educação infantil, que, por sua vez, teriam um impacto negativo no desenvolvimento da criança.

John Ronning, diretor do projeto, PhD, é especialista em Psicologia Clínica e professor do Departamento de Pediatria da Universidade de Tromso e do Hospital Universitário do Norte da Noruega. É também investigador de vários projetos de pesquisa epidemiológica, muitos internacionais e a maioria de natureza longitudinal, e possui mais de 70 artigos publicados em jornais de todo o mundo. 

A palestra terá tradução simultânea para o português, é gratuita e se realizará no Centro de Estudos do Ipub-UFRJ, Auditório Leme Lopes. O endereço é Av. Venceslau Brás, 71 – fundos.