Categorias
Memória

Pesquisa apresentada na Jicac analisa qualidade de açaí congelado vendido no Rio de Janeiro

 Nesta quinta-feira (6/10), quarto dia da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac), a aluna Caroline Alves Cayres, do curso de Engenharia de Alimentos, apresentou um painel com o tema “Qualidade microbiológica de diferentes marcas de açaí industrializado congelado”, sob a orientação das professoras Karen Signori Pereira e Ana Lucia Penteado.

Amostras de sete diferentes marcas de açaí congelado foram adquiridas no comércio varejista do Rio de Janeiro. Os resultados da análise mostraram que 15% das amostras recolhidas, de três diferentes marcas, continham contagem de bolores e leveduras acima do permitido pela legislação. A pesquisa durou cerca de seis meses e foi realizada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A presença desses microorganismos pode ser um indicativo de práticas inadequadas na produção do açaí. Sendo assim, é importante que haja uma fiscalização rigorosa, especialmente no Rio de Janeiro, que é o maior mercado consumidor de açaí fora da Amazônia.

Irregularidades nas condições de higiene resultaram na assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) por produtores paraenses em 2007. Em 2009, 16 batedores artesanais do Pará tiveram suas atividades suspensas por não cumprirem as normas de higiene estabelecidas.