Categorias
Memória

Chá-mate na luta contra o envelhecimento celular

Em pesquisa realizada com a utilização de camundongos, Natália Cordeiro, do 8° período de Farmácia, bolsista CNPq/PIBIC,  estuda os benefícios do chá-mate como agente antioxidante na resposta pulmonar frente ao envelhecimento. Durante aproximadamente cinco meses, os camundongos, dispostos em três grupos distintos, foram submetidos a beber, exclusivamente, o chá-mate em sua versão natural, no caso do primeiro grupo, em sua versão diet, no caso do segundo, e o terceiro recebendo apenas água natural. Os resultados da pesquisa puderam demonstrar que a bebida possui tanto efeitos antioxidantes quanto  anti-inflamatórios.

Durante o andamento da pesquisa, um fator notável foi o de que houve  grande consumo da bebida pelos camundongos do grupo submetido ao mate convencional, com enorme discrepância em relação aos dois outros grupos. Contudo, a surpresa foi que o mate diet demonstrou maior ação antienvelhecimento, mesmo tendo sido consumido em menor quantidade em relação à sua versão açucarada. "No momento atual, estamos analisando a composição dos chás para encontrar as possíveis causas dessa diferenciação", afirma Natália.

Na exibição da pesquisa, o assunto do envelhecimento celular foi abordado. Atualmente, diversas pesquisas científicas têm procurado entender melhor o processo do envelhecimento celular, muitas delas tocando na questão dos radicais livres. De forma resumida, são eles os responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória,  possuindo também, em determinados tipos de células, a capacidade de eliminar bactérias invasoras. Quando ocorre o aumento na produção dos radicais livres, por exemplo, desenvolve-se um quadro de predomínio desses radicais dentro do organismo, o que é chamado de estresse oxidativo.  Os radicais livres se formam durante o decorrer de toda a vida, mas são mais sentidos a partir da idade adulta, e, através do dano celular, exercem ação sob a forma do envelhecimento celular.

A erva-mate, muito consumida sob diversas formas em todas as regiões do Brasil, é uma planta rica em compostos antioxidantes. Especificamente na cidade do Rio de Janeiro, a versão comercial do chá-mate, em copinhos, é bastante consumida nas praias, lanchonetes e outros lugares. Na erva-mate já se tem reconhecida a presença de substâncias antioxidantes e efeitos benéficos, o que levanta a questão de como essas propriedades são absorvidas pela ingestão do chá-mate industrializado. “O chá-mate, na verdade, representa toda uma gama de alimentos ricos em antioxidantes, como determinadas frutas e verduras, demonstrando que, ao acrescentá-lo na ingestão, diariamente, têm-se o aumento da longevidade  e, o mais importante, a melhoria na qualidade de vida. O fato é que, de acordo com nossa dieta, podemos modificar o processo natural de envelhecimento, assim como induzir ou suprir determinadas doenças”, conclui Natália.

A pesquisa "Os benefícios do chá-mate como agente antioxidante na modulação da resposta pulmonar frente ao envelhecimento", apresentada na “Jornada de Iniciação Científica” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), teve a orientação do professor Samuel dos Santos Valença.