">A sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), convocada para esta quinta-feira, 15/9, para deliberar acerca das políticas estudantis, foi suspensa, após diversas tentativas do reitor Carlos Levi de garantir a institucionalidade e a tranquilidade da reunião, interrompida inúmeras vezes durante a apresentação de um balanço das políticas estudantis da universidade.  Nenhuma proposta chegou a ser apresentada.

Consuni extraordinário tem sessão suspensa

Sessão foi suspensa após tumultos. Foto de Marco Fernandes.A sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), convocada para esta quinta-feira, 15/9, para deliberar acerca das políticas estudantis, foi suspensa, após diversas tentativas do reitor Carlos Levi de garantir a institucionalidade e a tranquilidade da reunião, interrompida inúmeras vezes durante a apresentação de um balanço das políticas estudantis da universidade.  Nenhuma proposta chegou a ser apresentada.

A sessão fora convocada, após reivindicação dos estudantes presentes ao último Consuni (8/9), para discutir a possibilidade de reajuste das bolsas de assistência estudantil  e a construção de novos restaurantes e residências universitárias.

Lembrando aos conselheiros que a Reitoria recém-empossada criou há dois meses a Superintendência Geral de Políticas Estudantis para dar caráter duradouro e completo às deliberações tomadas neste âmbito, o superintendente Antônio José de Oliveira informou que atualmente a UFRJ disponibiliza 500 benefícios-moradia (vagas no Alojamento Universitário), cujos beneficiários recebem também o auxílio-manutenção, no valor de R$ 300; e 1.650 bolsas-auxílio, além das bolsas de acesso e permanência  (para estudantes oriundos da rede pública de ensino).

Pelo planejamento apresentado por Antônio de Oliveira, em 2012, a UFRJ contemplará seus estudantes com 2.650 bolsas-auxílio, 500 bolsas-manutenção e 2.700 bolsas de acesso e permanência, em um total de 5.850 bolsas. Com a destinação de vales-transporte para os estudantes egressos de ações afirmativas (em estudo pela Reitoria), serão 8.670 benefícios concedidos pela política de assistência estudantil.

No que tange à política estudantil para a alimentação, a Reitoria apresentou o cenário atual – com o fornecimento diário de 2.400 refeições, 1.500 no Restaurante Universitário Edson Luiz de Lima Souto (RU Central) e 900 no Restaurante Universitário da Faculdade de Letras – e o cenário projetado para janeiro de 2012, no qual o RU Central fornecerá 3.200 almoços e 800 jantares; o RU da Letras, 1.000 almoços e 500 jantares, e o RU do Centro de Tecnologia (em construção), 1.000 almoços e 600 jantares. Perfazendo, assim, um total de 7.100 refeições.

Enquanto eram apresentadas as propostas da Reitoria para o alojamento e as futuras residências universitárias, as interrupções, feitas de maneira desrespeitosa por uma minoria dos estudantes que estavam no salão do Consuni, levaram o professor Marcelo Paixão, representante dos professores adjuntos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), a propor a suspensão da sessão por dez minutos, para que a ordem fosse restabelecida e os conselheiros pudessem formular e debater propostas, de acordo com as normas e decoro habituais. Mesmo com pedidos de diversos conselheiros, os manifestantes continuaram obstacularizando a sessão, o que levou o reitor Carlos Levi a determinar a suspensão da mesma.