">A Escola de Química (EQ) da UFRJ realizou, na manhã dessa última segunda-feira (12/9), cerimônia de abertura da semana de comemoração de seus 78 anos de atividades. A celebração coincide com o Ano Internacional da Química, promovido pela Unesco e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Escola de Química presta homenagens em seu 78º aniversário

A Escola de Química (EQ) da UFRJ realizou, na manhã dessa última segunda-feira (12/9), cerimônia de abertura da semana de comemoração de seus 78 anos de atividades. A celebração deste ano coincide com o Ano Internacional da Química, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

A cerimônia teve início com um minuto de silêncio em homenagem aos docentes que faleceram este ano: a professora Belkis Valdman, a professora Maria Cristina Antun Maia e o professor Otto Gottlieb.

Em seguida, o diretor Osvaldo Galvão Caldas da Cunha e o vice-diretor Nei Pereira Junior apresentaram o desempenho da EQ em 2011, em especial a Acreditação Mercosul, que reconhece o diploma da instituição em todo o bloco. Além disso, foram entregues troféus e menções honrosas aos professores, funcionários e alunos que contribuíram para o desenvolvimento dessa unidade nas últimas décadas.

O evento contou com a presença do decano do Centro de Tecnologia (CT), Walter Issamu, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Debora Foguel, do presidente do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro, Jorge Reis Fleming, e do representante da Associação de Ex-Alunos da EQ, Isaac Plachta, entre outros.