Categorias
Memória

Hospitais Federais se unem para atender pacientes do programa de transplante

Lorena Cecilia – Assesoria de Imprensa do HUCFF

Desde a inauguração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), o Serviço de Cirurgia Geral tem mantido seus objetivos: realizar uma medicina assistencial de alto nível, associada à melhor formação de cirurgiões. Dentro deste serviço existe o Programa de Transplante, que tem capacidade para fazer duas cirurgias por semana.

Reaberto no final do mês de fevereiro, o programa recebe pacientes de outras unidades, ou do serviço de hepatologia do hospital, para avaliação multidisciplinar e, posteriormente são encaminhados à cirurgia. Na época de sua desativação, o HUCFF contou com a colaboração do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) para manter seu serviço em pleno funcionamento e, hoje, esta parceria é confirmada.

“Para não deixar os pacientes sem atendimento e perder o local na fila de transplante, o HFSE recebeu seis dos nossos pacientes naquela época (…). E, hoje, até o momento, já recebemos oito do HFSE completamente prontos para o transplante”, afirma Alexandre Cerqueira, cirurgião membro da equipe de transplante do HUCFF.

Ele explica que, quando o paciente chega com MELD maior que 18 eles são encaminhados para o HUCFF com todos os exames prontos. MELD, valor numérico variando de 6 (menor gravidade) a 40 (maior gravidade), usado para quantificar a urgência de transplante de fígado em candidatos com idade igual a 12 anos ou mais . É uma estimativa do risco de óbito se não fizer o transplante nos próximos três meses.  “No Programa de transplante estão vinculados vários profissionais de diferentes áreas. Existe uma reunião semanal para discussão dos casos. Há um ambulatório integrado multiprofissional, com médicos enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais específicos para o transplante” esclarece o cirurgião.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas) cresceu 7% em apenas um ano, seguindo a tendência de crescimento sustentado. No último ano, foram realizados 6.422 transplantes do tipo, enquanto que em 2009 foram 5.999. Comparadas as quantidades de transplantes de órgãos sólidos realizadas em 2003 e 2010, o crescimento foi de 53,12%. Em 2003, foram realizados 4.194 procedimentos deste tipo. Nos últimos 12 meses, o HUCFF realizou oito transplantes com somente um óbito, o que significa sobrevida de 87,5% em um ano.