Categorias
Memória

III Encontro de Estudos da Palavra Cantada

O Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ (PACC) promove, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o III Encontro de Estudos da Palavra Cantada, que acontece de 23 a 26 de agosto, a partir das 14h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC).

O objetivo do encontro é promover a reflexão sobre as múltiplas e heterogêneas modalidades da palavra cantada – da mitopoética das sociedades tradicionais até a canção popular contemporânea –, a partir de abordagens que permitam apreender a interação entre suas dimensões verbal, musical, vocal e performática. Palestrantes de diversas áreas de estudo e atividade artística, representando 12 universidades e instituições culturais, tratarão de um amplo leque de expressões da palavra cantada, em vários cenários sociais, discutindo associações entre letra e melodia, teorias da  voz e da performance, problemas e modelos de análise, história da canção popular brasileira, entre outros.

A conferência de abertura será proferida pelo professor e etnomusicólogo Anthony Seeger, da University of California em Los Angeles, cujas análises sobre as artes verbomusicais de povos indígenas do Brasil são referência para os interessados na matéria. No encerramento, haverá palestras do professor Stéphane Hirschi, da Université de Valenciennes, especialista nas relações entre poesia e canção; e do professor e compositor José Miguel Wisnik, amplamente reconhecido por seu trabalho criativo e investigativo nos domínios literários e musicais.

Ao final das sessões de palestras, nos quatro dias do evento, serão apresentados pequenos recitais de artistas que ilustram manifestações diferenciadas de palavra cantada, com usos originais ou específicos de palavra, música e voz.

Mais informações sobre o evento e sobre os procedimentos de inscrição, assim como a lista de palestrantes, com os títulos e resumos das palestras, podem ser encontradas na página: http://palavracantada3.wordpress.com/