Aula Inaugural: “CCS em movimento: discutindo as questões do corpo na cultura e na arte”

No dia 09 de agosto, aproximadamente por volta de 10h30 teve início a aula inaugural do Centro de Ciência e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS/UFRJ), com o tema “CCS em movimento: discutindo as questões do corpo na cultura e na arte”, ministrada pela professora Maria Ignez Calfa e pelo professor Frank W. Roberto, chefe do departamento de Arte Corporal/ Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

Fazendo as apresentações iniciais, a professora Anaize Borges realizou comentários sintetizados sobre o CCS, falando, por exemplo, de símbolos da Universidade como a Minerva. Apresentou gráficos de hierarquia e localização dentro do campus através de mapas da cidade universitária e da planta baixa do prédio, dando atenção especial para o CCS, que abriga desde as biologias até a nutrição, passando por farmácia e mais vários cursos da área de saúde.

A palestra foi aberta pelo professor Frank W. Roberto. “Ingressar em uma faculdade hoje em dia representa um simbolismo muito importante”, disse o professor, que em seguida discorreu sobre sua trajetória dentro da UFRJ, relembrando seu ingresso como aluno no ano de 1983 e avaliando as mudanças significativas que ocorreram na UFRJ até os dias de hoje.

O professor concluiu sua apresentação parabenizando os calouros que, segundo ele, carregam nos ombros a grandiosa responsabilidade de posteriormente poder devolver para a sociedade brasileira o estudo que ela está oferecendo, e por fim abordou rapidamente a necessidade de aliar a sustentabilidade com o avanço, sempre.

A palestra teve seguimento através da professora Maria Ignez, que expressou sua satisfação de ter um sonho seu realizado: o de receber alunos do curso de dança dentro do CCS. A professora fez comentários sobre a questão de repensar a supremacia das ciências e da tecnologia atualmente, remodelando a forma de enxergar as artes, de modo que elas também sejam vistas como uma alternativa de atingir a saúde física e mental. “Penso que nós não podemos ter esse corpo encarado como algo fechado, mas sim como algo aberto à possibilidades”, dissertou a professora.

O assunto do movimento propriamente foi abordado quando a professora Maria Ignez apresentou a ideia de que o movimento não representa algo que se dá em uma linearidade, mas sim em uma grande rede: “Desde o nascimento somos um processo de nascer e morrer constante, logo um processo de criação, logo um processo de movimento”.  A professora fez uma análise sobre encarar o pensamento e o movimento em uma mesma trajetória.

A palestra ocorreu de forma interativa e dinâmica, com a palestrante apresentando pequenas experiências rápidas com os espectadores, prendendo assim a atenção do público. Por fim, ela leu um poema de Fernando Mendes Viana, intitulado “Oratório do corpo”.
A programação da Aula Inaugural teve prosseguimento com a confraternização na Arena do CCS por volta de 12h, com a apresentação musical da banda The Doc’s.