">Foi realizada na última terça-feira, dia 2 de agosto, mais uma sessão do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE). A reunião foi marcada pela apresentação do plano sobre manutenção e conservação predial para a universidade, pelo prefeito da UFRJ, Ivan Carmo. O projeto apresenta estratégias de padronização e organização das medidas de manutenção dos edifícios da universidade.

Prefeito da UFRJ apresenta projeto de manutenção predial

Foi realizada na última terça-feira, dia 2 de agosto, mais uma sessão do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE). A reunião foi dividida em duas partes: discussão sobre aprovação das seis cláusulas da pauta e apresentação do plano sobre manutenção e conservação predial para a universidade, ministrada pelo prefeito da instituição, Ivan Carmo.

Após uma discussão rápida sobre as ordens do dia, o reitor e os demais conselheiros assistiram à pequena palestra do prefeito da UFRJ sobre a “Proposta de discussão de Políticas de Manutenção Predial para a UFRJ”. Organizado pela Prefeitura Universitária e o ETU Escritório Técnico da Universidade (ETU), o projeto apresenta estratégias de padronização e organização das medidas de manutenção dos edifícios da universidade. Segundo o prefeito, o plano pretende criar um sistema que permita preservar e recuperar as condições ambientais das mediações da instituição, além de ser responsável pela alteração do uso das edificações.

De acordo com o trabalho, as modificações devem começar pelos contratos de prestação de serviço, que não deverão mais partir das áreas de atuação, mas das horas de trabalho que serão necessárias a cada tipo de profissional por um período de tempo a ser determinado. A partir do levantamento feito, Ivan afirmou ser importante a identificação do sistema necessário para as obras e serviços, seja este totalmente terceirizado, próprio ou misto, sendo esta última, segundo ele, a ideal para a UFRJ – concilia a contratação de mão-de-obra particular para realizar trabalhos com a supervisão feita por profissionais pertencentes à própria universidade. Além disso, o prefeito também destacou a necessidade de determinação do regime de demanda, pois cada tipo de edifício tem uma especificidade, o que exige medidas adequadas.

Dentre as dificuldades a serem superadas, o plano ressalta a divisão das principais categorias de serviço – complexa, repetitiva, transitória e sazonal -, que exigem organizações separadas e específicas. Como sugestão de melhorias na atual situação de manutenção das instalações universitárias, o projeto propõe: a terceirização dos serviços de especialidade e especificidade; a exigência de manutenção de número mínimo de profissionais básicos em cada unidade – para que sejam responsáveis por serviços de emergência ou corriqueiros -, por parte das empresas contratadas; a criação de manuais de procedimento, que proporcionem o conhecimento total da universidade acerca dos serviços que serão prestados pelas empresas; a adoção de indicadores de produtividade e satisfação; a estipulação de que cada unidade deve disponibilizar os materiais para os trabalhos e de que a contratada deve fornecer equipes e ferramentas; a garantia de treinamento de profissionais da UFRJ para supervisionarem e fiscalizarem as atividades; e a confirmação de cada conjunto de edificações deve ter um gestor de manutenção.

Ao fim da apresentação, os representes das pró-reitorias discutiram sugestões e melhorias para o plano que avaliaram como “bastante interessante e bem feito”. Ivan Carmo ainda foi convidado para falar sobre o projeto em outros encontros e reuniões em unidades da UFRJ, com o objetivo de tornar o trabalho mais conhecido e proporcionar maior debate sobre o assunto.