">Para comemorar os seus 193 anos de existência, o Museu Nacional/UFRJ vai promover uma série de atividades culturais em torno do tema Ciência, História e Cultura. O programa será apresentada na Quinta de Boa Vista em uma tenda de 1.300m² durante os dias 1º, 2 e 3 de julho.

Comemoração dos 193 anos do Museu Nacional

Para comemorar os seus 193 anos de existência, o Museu Nacional/UFRJ vai promover uma série de atividades culturais em torno do tema Ciência, História e Cultura. O programa será apresentada na Quinta de Boa Vista em uma tenda de 1.300m² durante os dias 1º, 2 e 3 de julho. O evento é direcionado para o público de todas as idades. Entre os destaques estão uma exposição de mamíferos e aves brasileiros, visita guiada ao Horto Botânico, além de demonstrações de rugby e diversas oficinas. Toda a programação dos jardins tem entrada franca.

Quem se interessa por conhecer mais sobre o mundo dos mamíferos e vertebrados terá uma ótima chance a partir do dia 1º de julho. A exposição Aves e Mamíferos do Brasil, dedicada aos 193 anos do Museu Nacional/UFRJ vai mostrar ao público um pouco sobre a rica fauna brasileira.

Já para o visitante que gosta de admirar a flora, o Horto Botânico estará aberto para o público. Essa é uma área do museu que fica restrita apenas a pesquisadores durante todo o ano. O Horto data da vinda de D.João VI para o Brasil, no século 19. Ocupava, originalmente, toda a Quinta da Boa Vista. Hoje está em quatro mil metros quadrados e abriga em torno de  15 mil plantas.

Para além da fauna e flora, o evento também proporcionará conhecer mais de perto o rugby (um jogo coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico, concebido, inicialmente, como uma variação do futebol) atividade realizada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, numa demonstração do Projeto Vasco-Rugby 2016, que se propõe a aumentar e consolidar a presença do rugby no imaginário da população brasileira.

Essa será uma boa oportunidade para conhecer um esporte que, desde 1924, não fazia parte das Olimpíadas e retornará na edição de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. O Vasco abrigará, em São Januário, as competições deste esporte.

Na tenda de 1.300 m², haverá 23 atividades culturais. Dentre elas, estão a oficina Laboratório de Processamento de Imagens Digitais: o paleomundo em 3D , onde será possível recortar, pintar e colar objetos para a confecção artesanal de óculos em 3D. Enquanto isso, inseridas no campo da Educação Patrimonial, as três Oficinas Temáticas sobre Antiguidades Clássicas (Grécia e Roma) e Egípcia possibilitaram ao visitante ver o acervo do Setor de Arqueologia do Museu Nacional.

Outra atração é a Oficina de Escavação. Nela haverá exposição de réplicas e fósseis reais e as crianças poderão encontrar a simulação de um sítio fossilífero através de escavação de réplicas de fósseis, identificando os ossos. Haverá também contornos de imagens de um dinossauro e de um crocodilo pré-históricos a fim de estabelecer uma visão anatômica do esqueleto do animal.

“Este evento anual é emblemático nas realizações do Museu Nacional/UFRJ. Afinal, através das oficinas e diferentes atividades oferecidas, o público tem franco acesso à produção científica desenvolvida no Museu e em outras instituições congêneres. Comemoramos o aniversário do Museu Nacional/UFRJ junto ao público, presenteando a todos com a interação entre ciência, cultura e lazer”, destaca Cláudia Carvalho, diretora do Museu Nacional/UFRJ.

A expectativa é que a visitação ultrapasse 30 mil pessoas. O evento vai mobilizar cerca de 500 funcionários de várias esferas da UFRJ. Participam também o Instituto Vital Brazil, Benjamin Constant e o Instituto Estadual do Meio Ambiente. Os patrocinadores de todo o projeto são a Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atrações de comemoração pelos 193 anos do Museu Nacional acontecem nos dias 1º, 2 e 3 de julho, nos jardins da Quinta da Boa Vista, das 10h às 16h e são gratuitos. Para quem quiser aproveitar a oportunidade e conhecer o interior do museu, pagar apenas R$ 3,00. A entrada é grátis para crianças com até cinco anos e pessoas acima de 60. Crianças entre seis e 10 anos pagam R$ 1,00.  O endereço é Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2562-6042