">O Conselho Universitário aprovou na sessão desta quinta-feira, 16/06, a criação de dois novos cursos de pós-graduação strictu sensu: o curso de doutorado em neurociências translacional e o mestrado profissional de formação para pesquisa biomédica; e iniciou ainda o debate acerca do acesso aos cursos de graduação da universidade para 2012

Dois novos cursos de pós-graduação na UFRJ

O Conselho Universitário aprovou na sessão desta quinta-feira, 16/06, a criação de dois novos cursos de pós-graduação strictu sensu. Um deles, o curso de doutorado em Neurociências Translacional, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com o objetivo de levar a pesquisa básica à sua aplicação prática. O outro é o mestrado profissional de formação para pesquisa Biomédica, oferecido pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF). Ambos os cursos contarão com 28 docentes em seus quadros.

O Consuni iniciou ainda o debate acerca do acesso aos cursos de graduação da universidade para 2012. A proposta preliminar da Reitoria prevê concurso próprio apenas para os cursos que exijam Teste de Habilidade Específica (THE) e manutenção do sistema de reserva de 20% das vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. A novidade é que além deste critério, os beneficiários destas vagas deverão ter renda familiar de até um salário mínimo per capita.

O professor Marcelo Paixão, representante dos professores adjuntos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e a bancada discente consideraram a proposta muito tímida. Paixão defendeu o aumento progressivo do percentual de vagas destinadas à ação afirmativa, sendo a cota para 2012 fixada em 30%.  O conselheiro discente Júlio Anselmo, por sua vez, defendeu as ações afirmativas contemplem 50% das vagas oferecidas pela UFRJ em cursos de graduação.

Ricardo Medronho, representante dos professores titulares do Centro de Tecnologia (CT), destacou que, embora as ações afirmativas tenham sido aplicadas às vagas destinadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as estatísticas do concurso próprio da UFRJ foram mais expressivos.  No Concurso de Acesso da UFRJ, 12,8% dos egressos foram estudantes da rede pública de ensino, excetuando as escolas federais (caso estas sejam consideradas, o percentual sobe para 39%). Dentre as vagas distribuídas conforme o Enem, o percentual cai para apenas 6,8%.

Enfatizando não ser um defensor do antigo modelo de vestibular, Medronho ponderou que os percentuais do concurso elaborado pela UFRJ são maiores, pois “nossa prova não exige apenas conhecimentos, demanda também raciocínio. Enem me parece uma prova para os bem treinados”, observou o professor

Emerência e reconhecimento
Durante a sessão, foram outorgados os títulos de professor emérito a Radovan Borojevic, professor titular aposentado do ICB – responsável pelo 1º banco de células da América Latina (atualmente, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) e pioneiro na pesquisa de células-tronco no Brasil – e a Anthony Julius Naro, professor titular aposentado da Faculdade de Letras (FL).

Seguindo parecer da Comissão de Ensino e Títulos, o Conselho Universitário (Consuni) concedeu também a Medalha Minerva ao professor Luiz Edmundo Bouças Coutinho, da Faculdade de Letras, em reconhecimento a sua produção intelectual e coordenação de atividades acadêmicas.

Os conselheiros aprovaram ainda uma moção de apoio à greve dos servidores técnico-administrativos da universidade, em busca da correção de distorções ainda existentes no plano de carreira da categoria, incluindo aqueles que ainda estejam em estágio probatório.