">A Direção e o Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) promovem na próxima quarta-feira (08/06) a Jornada FAU 2011 – Seminário de Ensino, das 9 às 17h. O evento acontece no Auditório Archimedes Memória, localizado no 3º andar da Faculdade, no Prédio da Reitoria

Jornada FAU 2011

A Direção e o Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) promovem na próxima quarta-feira (08/06) a Jornada FAU 2011 – Seminário de Ensino, das 9 às 17h. O evento acontece no Auditório Archimedes Memória, localizado no 3º andar da Faculdade, no Prédio da Reitoria (Av. Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária).

A Jornada será organizada em torno de três temas fundamentais para a reflexão sobre o ensino da Arquitetura e Urbanismo e os destinos da nossa faculdade: “Qualidade”, “Inovação” e “Sociedade”. Cada tema está subdividido em três  e conta com dois blocos de trabalho: sessões de discussão no período da manhã plenária de apresentação da síntese dos trabalhos e discussão final no período da tarde.

A professora Denise Pinheiro Machado, diretora da FAU, explica que o evento se divide nesses três temas, pois procura questionar a qualidade de ensino que a FAU apresenta, em quais áreas ela é avaliada com excelência, e definir como o arquiteto e o urbanista podem agir na sociedade. “É um evento que tem como objetivo principal o pensar na melhoria do ensino, o repensar a faculdade”, comenta a professora. “Temos que consolidar uma estrutura curricular com uma integração entre as disciplinas e ver quais nossos pontos fortes e, assim, identificar qual o papel que temos na sociedade.”
Estão convidados para o evento os professores, alunos e técnico-administrativos. Serão fornecidos certificados para contagem de Atividades Complementares aos alunos que participarem da Jornada.

Os participantes deverão inscrever-se pelo e-mail jornadafau2011@gmail.com, informando os temas/subtemas nos quais estão interessados. As inscrições podem ser feitas também nas sessões de discussão ou diretamente na Direção da FAU.
Para conferir os subtemas e a programação da Jornada, veja abaixo:

QUALIDADE

Subtema 1: Percursos (reflexões anteriores sobre currículo; experiências metodológicas; TI1, TI2, TFG; integração do corpo docente)

Subtema 2: Amarras e o desatar (regras, normas, regulamentos; organização administrativa institucional; pro-reitorias)

Subtema 3: Espelhos e Referências (o que somos; como fazemos; como nos vemos; para onde vamos? Referências externas: onde e porque há qualidade?)

INOVAÇÃO

Subtema 1: Inovação na pesquisa

Subtema 2: Inovação no currículo e nas praticas de ensino

Subtema 3: Excelência:  expertises de referência em Arquitetura e Urbanismo

SOCIEDADE

Subtema 1: Ação social do arquiteto

Subtema 2: Universidade pública e responsabilidade social

Subtema 3: Mercado de trabalho

Jornada FAUPROGRAMAÇÃO DA JORNADA FAU 2011

9:00 – Abertura (Auditório Archimedes Memória – 3° andar)

9:30 – 11:30 – Sessões de discussão dos temas/subtemas (salas a serem definidas conforme a demanda). Cada sessão de discussão terá um coordenador e dois relatores.

11:30 – 12:30 – Sistematização das discussões por tema para apresentação em plenária – coordenadores e relatores das sessões de discussão.

12:30 – Almoço

13:30 – 17:00 – Plenária (Auditório Archimedes Memória – 3° andar)
            13:30-15:00 – Apresentação dos Temas (30 minutos por tema)
15:00-17:00 – Debate e conclusões propositivas.