">O Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (Pepi) da UFRJ promove, no dia 10 de junho, o Seminário Internacional Brasil, China e Estados Unidos: estratégias nacionais, interesses e implicações para o futuro da América do Sul. O evento, realizado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vai reunir professores e estudiosos de diversos países.

Seminário debate política internacional

Para iniciar o seminário, das 9h às 9h45, haverá uma conferência de abertura com a participação do Embaixador Celso Amorim. Às 10h, terá início os debates do Painel 1 sobre Produção, Comércio e Investimentos, que contará com a presença de Carlos Aguiar Medeiros, do Pepi-UFRJ, Thomas Palley, do Economies for Democratic and Open Societies/EUA, Pedro Paulo Zahluth Bastos, da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) e Sérgio Cesarin, da Universidade Nacional de Tres de Febrero, (UNTREF), na Argentina.

A partir das 14h, começa o Painel 2 que abordará o tema Poder, Segurança e Defesa. Possibilidades de conflito e cooperação. A palestra reunirá Robert Evan Ellis, do Center for Hemispheric Defense Studies – National Defense University/EUA, Milton Reyes Herrera, do Instituto de Altos Estudios Nacionales, Severino Cabral, da Escola Superior de Guerra e William Gonçalves, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O último evento será uma conferência de encerramento que terá início às 16h40. Estarão presentes Samuel Pinheiro Gumarães, representante geral do Mercosul, José Luiz Fiori, coordenador do Pepi-UFRJ e Theotônio dos Santos, professor visitante do Pepi-UFRJ.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para seminariopepi2011@gmail.com, colocando no assunto “inscrição” e o nome do curso do qual faz parte na UFRJ. O seminário internacional acontece no dia 10 de junho, das 9h às 19h, no auditório Min. João Alberto Lins de Barros, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O endereço é Av. Pasteur, 250, Urca. Mais informações podem ser obtidas no site.