Categorias
Memória

Os valores como plano de ação

Simon Dolan, graduado em Psicologia, doutor em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pela Universidade de Minnesota, consultor de diversas empresas multinacionais e governos, discutiu o tema de seu novo livro Coaching por valores – o valor dos valores, na última segunda-feira (16/05), em palestra no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O objetivo do encontro foi a apresentação do conteúdo do livro para ilustrar a proposta de Dolan de um melhor relacionamento humano, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

“Primeiro todos podem desenvolver uma vida pessoal e encontrar ou criar uma situação de trabalho impregnada de criatividade inovação e diversão. Segundo, todos podem encontrar a felicidade relativa, apesar das sombrias previsões dos políticos e dos sábios. E, finalmente, qualquer pessoa pode ser um coach”, ressaltou o palestrante.

Ser um coach, para Dolan, significa trabalhar com uma fórmula de três passos: lógica, metodologia e uma meta, combinando competência e paixão pelo que é feito. “A competência estabelece um papel muito importante, leva a bons resultados. Mas se podemos combinar competência com paixão, então somos excelentes”, definiu. O psicólogo acrescentou ainda que os valores são fundamentais em todo o processo. “Eu penso que a fundação de muitas coisas está nos valores, que são algo singular. Não podemos ser contra os valores. O problema é que nas empresas os valores não valem nada”, analisou.

Para Dolan, as condições de insalubridade das empresas não estão apenas nos meios físicos. “Um ambiente impróprio de trabalho é regido também pela má qualidade das relações interpessoais. As empresas devem entender que os valores são um investimento”, resumiu, ilustrando o que define como valores:

– Regras do jogo, princípios, eixos, ou guia para a ação;
– Ordenam o caos e a incerteza;
– Quando são compartilhados geram coesão; e
– Se não se concretizam em hábitos e condutas observáveis não são mais do que palavras.
Simon Dolan finaliza a explicação deixando claro que “queremos algo que se possa traduzir do universo das ideias para o plano da ação. Os valores são muito mais importantes quando estão neste plano e, se compartilhados, são muito poderosos”.