História do Pensamento Econômico Brasileiro

O Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (Lema), do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, oferece o II Workshop de História do Pensamento Econômico Brasileiro, nos dias 23 e 24 de maio. O evento acontece das 9h às 18h, na Casa da Ciência da UFRJ e contará com a presença de pesquisadores e estudantes. O objetivo é debater as principais interpretações e controvérsias da economia nacional.

A atual edição do evento se concentrará em quatro temas: A relação entre a história e pensamento econômico no Brasil, Padrões de acumulação e ubdesenvolvimento, Distribuição de renda e desenvolvimento e Revolução Brasileira, vistos a partir de de análises do período de 1964 a 1989.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, n° 3 (ao lado do Shopping Rio Sul), no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

Programação do Evento:

Dia 23

9h  às 10h
Abertura: Nações e estilos de economia política
Palestrante: João Antônio de Paula (Pro-reitor de Extensão da UFMG)

Mesa 1: Relação entre história e pensamento econômico no Brasil
Palestrantes: Ricardo Bielschowsky – CEPAL  (Presidente), Angela Ganem – UFRJ e Helio de Lena – LEMA/UFRJ.

Mesa 2: Padrões de acumulação e subdesenvolvimento
Palestrantes: Pedro Dutra Fonseca – UFRGS (Presidente), Bruno Borja – LEMA/UFRJ e Pablo Bielschowsky – LEMA/UFRJ

Dia 24

Abertura: Pesquisa e publicação sobre história do pensamento econômico brasileiro: A experiência do Centro Celso Furtado. Palestrante: Cesar Benjamim (Contraponto)