Semana Ayra recebe fundador do Peixe Urbano

Em palestra de abertura da Semana Ayra, evento organizado pela Ayra Consultoria – Empresa Júnior de Gestão de Negócios da UFRJ, na última segunda-feira (09/05), o sócio-fundador e diretor executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos afirmou que “o mais importante é pôr em prática ideias de negócio ao invés de se gastar muito tempo em pesquisas e análises” Segundo ele, “a maioria dos empreendimentos que você fizer não vai dar certo, mas isso serve para aprimorar e dar mais probabilidade de sucesso para sua segunda tentativa”, explicou Vasconcellos. Para o empresário. “tem valor montar um plano de negócios, mas pôr logo ele para teste vale mais à pena.”

Vasconcellos. brasiliense graduado em Finanças e Marketing pela Universidade de Wharton (EUA) e MBA pela de Stanford University, voltou ao Brasil em 2009, quando  iniciou o projeto do Peixe Urbano com o sócio Alexander Taboa. Segundo Vasconcellos, ambos perceberam no mercado nacional uma grande chance de cresci-mento: os descontos em serviços para um determinado número de pessoas, por um certo tempo. “Como brasileiro gosta de ganhar vantagem e gosta de compartilhar suas experiências nas redes sociais, seria uma oportunidade de trabalhar algo na Internet para ajudar as pessoas com serviços locais de alguma maneira”, analisa.

Lançado em março de 2010, com uma lista inicial de quatro mil e-mails para contato, a expectativa da empresa era alcançar, até dezembro do mesmo ano, cerca de 300 mil usuários cadastrados, com cinco funcionários atuando em apenas uma cidade (Rio de Janeiro). No entanto, chegaram ao fim do ano passado com 5 mil usuários, 300 funcio-nários e alcançando 30 cidades. Já em 2011, o site possui oito milhões de clientes, 600 funcionários e abrange 60 cidades, a maioria nacionais, além de Buenos Aires, na Argentina.

Vasconcellos acredita, portanto, que o sucesso de uma empresa é sempre “contratar as melhores pessoas e não as mais ou menos” e “falar menos para fazer mais.” Para ele, em um site de serviços como o Peixe Urbano, a “qualidade do site depende da qualidade de suas ofertas.”

Cobrando 50% de comissão das empresas que ele ajuda a promover com suas ofertas, Júlio Vasconcellos considera que “não há um caminho certo, mas o caminho que dará certo para você.” Ele próprio já teve uma empresa de software de educação que não deu certo. “Tem gente que espera até os 40, 50 anos de idade para dar certo.” Aos 29 anos, Vasconcellos preferiu não esperar tanto para alcançar o sucesso profissional.

A Semana Aya ocorre entre 09 a 13 de maio, das 15h às 20h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no prédio do Centro de Filosofia e Ciên-cias Humanas (CFCH), no campus da UFRJ da Praia Vermelha. Para participar do evento, é necessário pagar R$ 2 ou levar um quilo de alimento não perecível.