Clube da Esquina do Ipub-UFRJ completa 15 anos

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) comemora, no próximo dia 21, os 15 anos do Clube da Esquina – Por uma sociedade sem manicômios, grupo que presta serviços de lazer assistido a portadores de problemas mentais. A comemoração terá início às 9h, no Anfiteatro Leme Lopes, do Ipub-UFRJ.

O grupo surgiu no auge da luta antimanicomial, a partir da necessidade de proporcionar uma vida social ativa a pessoas com problemas e transtornos mentais, explica a presidente do Clube, Eliud Guerreiro. “Eles frequentavam os hospitais e seguiam os tratamentos semanalmente, mas faltava frequentar espaços de lazer”, conta a psicóloga. O nome Clube da Esquina foi escolhido pelos próprios associados, em homenagem grupo homônimo do movimento cultural formado, em meados dos anos 1960, por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros.

O Clube promove o exercício da cidadania entre portadores de transtornos mentais, através de atividades sociais, culturais e de lazer. De acordo com Eliud, os encontros do grupo são realizados todos os sábados e atendem à rede de assistência à saúde mental do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. “Os associados frequentam centros culturais, vão ao cinema, a exposições e outras atividades culturais. É um trabalho que realmente ajuda a construir a cidadania dessas pessoas e faz com que a população perca o receio de estar em contato com o chamado doente mental”, afirma a psicóloga.

Na ocasião, a presidente do Clube da Esquina vai receber os professores Maria Tavares Cavalcanti, diretora do Ipub-UFRJ, e Pedro Gabriel Delgado (Ipub-UFRJ) na mesa de abertura. Carmem Tourinho, assistente social do Ipub-UFRJ, e as psicólogas Neli de Almeida, do Instituto Franco Basaglia (IFB), e Denise Correa, do Clube da Esquina, também estarão presentes.

Estão programadas também atividades culturais, como a apresentação do grupo musical Cancioneiros do Ipub, e rodas de samba, com a Turma da Loucura, e de capoeira, com o Mestre Batata. O endereço é Rua Venceslau Brás, 71, Botafogo. O evento é gratuito e destinado aos associados do Clube da Esquina e familiares.