">A estrutura completa para a montagem dos módulos que substituirão as salas de aula do prédio anexo da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ chegou ao campus da Praia Vermelha (PV) na nesta quarta-feira (04/05).

Módulos habitacionais começam a ser montados

A estrutura completa para a montagem dos módulos que substituirão as salas de aula do prédio anexo da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ chegou ao campus da Praia Vermelha (PV) na nesta quarta-feira (04/05). De acordo com Márcia Afonso, coordenadora do campus da Praia Vermelha, as aulas serão retomadas na próxima segunda (09/05). Os módulos estão sendo instalados na área ao lado do campo de futebol. Serão 38 contêineres, que abrigarão dez salas de aulas, metade dos quais com 44 m² e a outra metade com 58,8 m².

Cada sala, formada por três ou quatro contêineres, será equipada com dois aparelhos de ar condicionado, duas janelas e um quadro negro. As carteiras dos estudantes serão as mesmas utilizadas nas salas da ESS-UFRJ. No local, também serão instalados contêineres hidráulicos, que serão utilizados como banheiros. Márcia Afonso explicou também que serão executadas obras de infraestrutura para que o espaço possa receber ligações de água, esgoto e iluminação.

Mavi Rodrigues, diretora da ESS-UFRJ, se disse satisfeita com a solução encontrada para realocar os alunos. “Os módulos habitacionais vão satisfazer a necessidade imperiosa de retomada imediata das aulas e de manutenção do calendário acadêmico”, afirmou Mavi. “A receptividade dos docentes foi muito boa. Eu acho que todos apostavam numa saída que garantisse a retomada das aulas dignamente e sem prejudicar o semestre”, completou a diretora da ESS-UFRJ.

Entenda

O forro do teto do prédio anexo da ESS-UFRJ desabou, no dia 20 de abril, provocado pela ação de cupins no revestimento. As obras de recuperação serão executadas num prazo de até 120 dias. As aulas, que eram ministradas no local, foram remanejadas para instituições no entorno e recomeçaram no dia 2 de maio. “A direção da ESS, com a ajuda do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), que acionou o entorno do campus da Praia Vermelha para remanejar os alunos, pois, cada dia parado, era um prejuízo maior”, explicou Mavi.

De acordo com a diretora, a paralisação das aulas e o remanejamento prejudicaram cerca de 1500 alunos. Mavi afirmou ainda que, em média, o prédio anexo recebia um fluxo de 500 alunos por turno (matutino vespertino e noturno). “Cerca de 95% do nosso curso de graduação é dado no prédio anexo. Esperar a conclusão das obras emergenciais era colocar em risco a conclusão do semestre”, concluiu Mavi Rodrigues.