">Nas terças 19 e 26 de Abril, acontecerá o “Terças de Vídeo” com a apresentação dos documentários “Poesia Concreta: o projeto verbivocovisual” e “Encontros de interrogação”, na Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ).

Terças de Vídeo na Escola de Belas Artes

O projeto surgiu em 2002 visando a enriquecer o conteúdo do currículo acadêmico e servir como opção de reflexão sobre a arte. Exibindo, a cada mês, um tema diferente que conduz a seleção dos filmes apresentados sempre ao meio-dia, todas as terças-feiras do mês, durante o período letivo. Este mês o tema apresentado é Arte Poesia.

19 de Abril:
“Poesia Concreta: o projeto verbivocovisual”
Direção e roteiro: Sérgio Zeigler e Walter Silveira
Duração: 45 minutos
O documentário discute a produção concreta e seus desdobramentos: ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, a poesia concreta propõe novos modos de fazer poesia. A expressão joyceana verbivocovisual sintetiza essa proposta que, desde os anos 1950, foi colocada em prática pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, José Lino Grünewald e Ronaldo Azeredo, desdobrando-se até hoje, ao longo de mais de cinco décadas de produção em suportes e meios técnicos diversos.

26 de Abril:
“Encontros de interrogação”
Realização: Itaú Cultural (2004)
Duração: 45 minutos
Depoimentos e leituras de alguns dos prosadores e poetas da literatura brasileira que emergiram a partir do início dos anos 1980. As gravações foram realizadas durante a primeira edição do colóquio Encontros de Interrogação, realizado pelo Itaú Cultural, em 2004, e reuniu prosadores, poetas, críticos literários e jornalistas.

Terças de Vídeo
19 e 26 de Abril, sempre às 12h.
Escola de Belas Artes, Auditório do 6º andar.
Avenida Pedro Calmon, 550.
Prédio da Reitoria – Fundão.
ENTRADA FRANCA