Conferência sobre terapia celular nos casos de AVC

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, em apoio com o grupo Science PRO, promove, durante o todo o ano de 2011, uma série de seminários sobre Terapia Celular. Na terça-feira passada (15/03), foi realizada a terceira palestra desse ciclo: “Terapia com células-tronco no AVE isquêmico”, ministrada pelo professor da UFRJ, Dr. Gabriel Freitas.

O Objetivo da palestra foi mostrar que a aplicação de células-tronco do tipo monocleares, após o AVC, parece segura e que é factível. “Dá para ser feito”, assegura o professor. Para isso, o conferencista comentou  resultados de diversos estudos pré-clinicos e de alguns clínicos que utilizaram diferentes tipos de células-tronco em AVC.

“Não estou fazendo uma coisa por fazer”. De acordo com o professor Gabriel Freitas, foi essa a mensagem que ficou, além da transmissão de conhecimento. “Acho que estimula. É um incentivo para os alunos se esforçarem mais, porque eles veem que o trabalho que eles desenvolvem em laboratórios e o que estudam, de fato, é útil, que influencia no que está sendo aplicado nos pacientes”, opinia.

A terapia celular é um tema que envolve várias áreas do ensino de ciências e saúde. Dessa forma, o público alvo do evento também foi plural. Marco Vidal, 27 anos, é aluno de Pós Gradução de Biologia e Bia Ramalho, 20 anos, cursa Biomedicina. Ambos estudantes da UFRJ, declaram que, apesar do tema apresentado não ser a sua área de trabalho específica, os estudos apresentados são interessantes e a palestra foi proveitosa.

As conferências do evento Terapia Celular – Seminários 2011 acontecem mensalmente, sempre em uma terça-feira, no auditório do IBCF. Confira abaixo a programação dos próximos seminários.

12 de abril – Profa. Dra. Patrícia R.M. Rocco – UFRJ
“Terapia com células-tronco em doenças respiratórias: esse é o futuro?”
31 de maio – Profa. Dra. Regina Goldenberg – UFRJ
“Terapia com células do cordão e do sangue menstrual: novas opções”
7 de junho – Profa. Dra. Rosália Mendes Otero – UFRJ
“Terapia celulares em Modelos Animais de Doenças neurológicas: estamos prontos para novos estudos clínicos?”
26 de julho – Prof. Dr. Paulo Brofman – PUC/ Curitiba
“Terapia celular na microcardiopatia isquêmica”
9 de agosto – Prof. Dr. Adalberto Vieryra – UFRJ
“Terapia celular nas doenças renais”
13 de setembro – Prof. Dr.Marcelo Marcos Morales – UFRJ
“Terapia celular na silicose”
25 de outubro – Profa. Dra. Nance Nardi – UFRS
“Entendendo os mecanismos de ação da terapia com células-tronco”
22 de novembro – Profa. Dra.Adriana Carvalho – UFRJ
“Células-tronco cardíacas: elas existem?”
6 de dezembro – Prof. Dr. Stevens Rehens – ICB/UFRJ
“Terapia com células embrionárias: como reduzir os efeitos colaterais?”