">Nesta sexta (25/03), acontece a Primeira Rodada Latino Americana promovida pelo Laboratório de Estudos da América Latina (Leal). O evento acontece, às 14h30, no auditório do prédio anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

Laboratório de Estudos da América Latina realiza primeira rodada de apresentações e debates

O Leal integra o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) Suely Souza de Almeida. Criado oficialmente em outubro de 2010, o Laboratório tem como objetivo não só desenvolver pesquisas e análises qualificadas, mas também ajudar no treinamento de jovens pesquisadores, especialmente os alunos do curso de graduação em Relações Internacionais da UFRJ.

As Rodadas Latino-Americanas serão uma série de apresentações de estudos e debates, durante todo o ano, realizadas pelos membros do próprio Leal ou por convidados externos, relacionadas sempre com os temas de pesquisa do Laboratório. Neste primeiro encontro, estão previstas as seguintes apresentações:

•  “Eventos de violência política (EVPs): vulcões extintos ou apenas dormentes na AL?”

professor Marcelo Coutinho (UFRJ)

• “Instituições e qualidade da democracia na América Latina: avanços e retrocessos recentes no direito à informação e no equilíbrio dos poderes”

professor Hugo Borsani (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Uenf)

• "Mercados latino-americanos, sociedade do conhecimento e direitos humanos."

professora Patrícia Rivero (UFRJ)

• “A diplomacia cultural entre Brasil e Argentina: uma crítica a tradicional rivalidade buscando estratégias para o estabelecimento de uma cooperação regional"

professora Raquel Paz (UFRJ)

• "Capitalismo regulatório e desenvolvimento no Brasil e na Argentina."

professora Verônica Cruz (UFRJ)

• "Integração de infraestrutura na América do Sul nos anos 2000".

professora Raphael Padula (UFRJ)

Mais informações podem ser obtidas no blog do Laboratório