O Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) realiza, nesta quinta (24/03), o I Seminário da UFRJ Sobre Internacionalização: a UFRJ e Sua Inserção Internacional. O objetivo é debater as atividades de cooperação internacional na UFRJ e ampliar a visão dos participantes sobre os recentes avanços e desafios relacionados ao tema.

">

">

I Seminário da UFRJ sobre Internacionalização

Os interessados devem confirmar presença através do endereço eletrônico giovanacampos@reitoria.ufrj.br. O evento acontece no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. , localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

9h30 Abertura – professor Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ
9h45 Palestra de abertura – professor Carlos Milan, Departamento de Estudos Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
10h30 Coffe break
11h Mesa A internacionalização da UFRJ – coordenação  Vitor Amaral, vice-coordenador do Scri-UFRJ; presença do professor Alexander Zhebit,  coordenador do curso de Relações Internacionais da UFRJ; e professor Ricardo Naveiro, coordenador de Relações Internacionais da Escola Politécnica da UFRJ.

12h Mesa A integração Brasil-União Europeia no campo da educação – coordenação professora Claudia Lage, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ; presença de Maria Cristina Araújo, assessora do Programa de Cooperação da Delegação da União Europeia em Brasília.

12h30 Almoço

14h Mesa O processo de internacionalização das universidades brasileiras – coordenação professora Fabiana Izaga, coordenadora de Relações Internacionais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ; presença da professora Liane Hentschke, secretária de Relações Internacionais da UFRGS e coordenadora da Comissão de Relações Internacionais da Andifes; e professor Leonardo Valente, do Curso de Relações Internacionais da UFRJ.

15h Mesa O trabalho do SCRI e sua integração com as unidades da UFRJ – professor Geraldo Nunes, coordenador Scri-UFRJ.

15h30 Debate O futuro da internacionalização da UFRJ; mediação professor Geraldo Nunes, coordenador Scri-UFRJ.

16h Encerramento