">O Ministério da Educação divulgou o relatório da Avaliação Externa das Instituições de Ensino Superior. A UFRJ foi avaliada com nota máxima em diversas dimensões: “Política para Ensino, Pesquisa e Extensão”, “Políticas de pessoal e de carreiras , “Infraestrutura física” e “Sustentabilidade Financeira” e “Comunicação com a sociedade”.

UFRJ recebe nota máxima em avaliação do MEC

O Ministério da Educação divulgou o relatório da Avaliação Externa das Instituições de Ensino Superior, feita na UFRJ. A avaliação organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como objetivos a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e o  aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior.

A UFRJ foi avaliada com nota máxima em diversas dimensões da avaliação: “Política para Ensino, Pesquisa e Extensão”, “Políticas de pessoal, de carreiras de corpo docente e corpo técnico-administrativo”, “Organização e gestão da instituição e participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios”, “Infraestrutura física” e “Sustentabilidade Financeira” e “Comunicação com a sociedade”.

A Avaliação Externa é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Criado em 2004, o Sinaes é composto ainda pela Avaliação institucional interna (autoavaliação), pela análise dos cursos de graduação e pela avaliação do desempenho dos estudantes (Enade). De acordo com o resultado, pode haver descredenciamento da universidade, redução de vagas e suspensão do processo seletivo.

As avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas universidades, para orientação de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; e pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas.

Ações em acordo com o plano de desenvolvimento

A Comunicação da UFRJ recebeu nota máxima dos avaliadores, coordenados pelo professor José Magno Queiróz, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que, de 6 a 10 de fevereiro, visitaram as dependências da instituição. Depois de conhecer os serviços oferecidos pela Coordenadoria de Comunicação da universidade, entre eles o Portal UFRJ, a UFRJ Web TV, o Olhar Virtual, o Olhar Vital e o Jornal da UFRJ, a comissão avaliadora concluiu que as ações desempenhadas pelo setor estão de acordo com as metas do Plano Quinquenal de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2005-2010).

Na avaliação, foram destaque os mais de três milhões de acessos recebidos pelo Portal UFRJ em 2009, dado que classificou a UFRJ como a 4ª universidade com maior número de visitas eletrônicas no Brasil e a 7ª na América Latina. Vale ressaltar que, em 2010, o "2011 World University Ranking" apontou o Portal da UFRJ como o mais acessado no Brasil. O documento do MEC também mencionou o trabalho realizado pela Ouvidoria Geral que, ao longo de dois anos, respondeu 85% das manifestações recebidas. Segundo o parecer do MEC, “esses indicadores configuram um quadro muito além do que expressa o referencial mínimo de qualidade”.