">Toda criança tem o direito de ser criança. Partindo dessa premissa, foi inaugurada, na última sexta feira (07/01), uma nova área assistencial no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). O chamado Hospital Dia é seis vezes maior que antiga sala de medicação e deve começar a funcionar no início de fevereiro.

Inauguração do Hospital Dia no Instituto de Pediatria da UFRJ

O novo espaço conta com seis cabines e duas salas de procedimentos. Assim, além de servir para aplicação de medicações que precisam de vigilância médica, também ajudará o setor de pesquisa do hospital, pela melhor condição de monitoramento e coleta de dados dos pacientes. Segundo o professor José Marcos Cunha, do setor de Imunologia do Departamento de Pediatria da UFRJ, o espaço poderá ser utilizado para pequenas biopsias e cirurgias.

O Hospital Dia pertence às chamadas Unidades de Atendimento Externo, juntamente com os setores de Quimioterapia e Emergência. Funcionará na área que pertencia ao Laboratório de Imunologia. De acordo com o diretor do IPPMG, professor Marcelo Land, graças aos avanços tecnológicos, equipamentos que ocupavam uma sala inteira puderam ser substituídos por menores, cedendo o espaço. “Áreas que serviam para setores de apoio, hoje podem ser utilizadas para o atendimento”, afirma o diretor da unidade.

A obra durou entre seis e sete meses, e todo o espaço foi planejado para dar maior conforto e promover o bem-estar das crianças e seus familiares, inclusive os tons que dão cor ao local. “A combinação de azul e amarelo acalma e, ao mesmo tempo, estimula”, explica Roberta de Oliveira, coordenadora da Comissão de Ambiência Interna, depois de afirmar que o projeto foi fiel ao original do IPPMG, realizado por Burle Marx.

“A criança virá aqui só para ser medicada e depois poderá voltar para casa e ter uma vida social”, afirma o idealizador do projeto, doutor Marcelo Land. A nova área, segundo ele, respeita a lógica de um hospital moderno, no qual o paciente só fica internado quando necessário, por isso o nome Hospital Dia. De segunda a sexta, das 7h às 19h, haverá sempre uma equipe de profissionais para realizar procedimentos curtos. Isso desafogará, principalmente, a emergência e proporcionará às crianças a possibilidade de usufruir do resto do tempo como deve ser.

Além do espaço dedicado ao atendimento médico, o Hospital Dia possui  ampla recepção e um parque onde as crianças poderão brincar. Estrutura essa que até então não existia. Todo o procedimento assistencial para medicação era realizado em uma sala pequena, no segundo andar do prédio. Os médicos tinham que fazer um grande esforço para dar conta da grande demanda que o hospital recebe.

O serviço prestado servirá a todo o instituto e promete desafogar os outros setores ambulatoriais do hospital. Segundo o vice-diretor eleito, Bruno Moreira, que deverá tomar posse em fevereiro, junto com o diretor eleito Edmilson Migoswski, outros projetos como a estrutura de um novo centro cirúrgico para o hospital e a criação de um setor de engenharia média, para manutenção preventiva dos novos setores do hospital, são algumas propostas da nova diretoria.