">O Conselho Universitário (Consuni) debateu, nesta quinta-feira, 16/12, o novo regimento do Instituto de Economia (IE). O novo texto visa a atualizar as atribuições, especificidades e objetivos da unidade.

Consuni discute novo regimento para o Instituto de Economia

Ulisses CaramachiO Conselho Universitário (Consuni) debateu, nesta quinta-feira, 16/12, o novo regimento do Instituto de Economia (IE). O novo texto visa a atualizar as atribuições, especificidades e objetivos da unidade.  Houve consenso entre os conselheiros:  o regimento deve assegurar que o IE é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, garantindo a esta última o lugar de destaque, que lhe é de direito.

No entanto, alguns pormenores, como a discussão acerca da necessidade de constar no regimento a localização física do Instituto, tomaram precioso tempo do debate e a reunião foi interrompida por falta de quórum, sem que fosse feita a votação. Apesar do impasse, a professora Margarida Camargo, representante suplente dos professores adjuntos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), garantiu que o texto tal como fora redigido não impediria uma eventual mudança do IE para outro local, e que apenas explicitava sua localização atual.

Durante a sessão foi discutida também a proposta de institucionalização do Comitê Técnico do Plano Diretor, que deixaria de ser um corpo provisório na universidade e teria suas atribuições e mandato definidos. No entanto, a celeuma acerca do caráter do Comitê, que seria órgão assessor do Gabinete da Reitoria ou órgão permanente (e para tanto necessitaria de votação em quórum qualificado, para ser incluído no Estatuto da UFRJ) fez com que o ponto fosse retirado da pauta, para vistas ao processo.