">Na próxima sexta-feira (10/12), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ recebe o "Seminário (Des)igualdades de Gênero no Brasil", promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero (LEG) da UFRJ. O evento tem como objetivo discutir os resultados, referentes ao Brasil, da pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2010.

Seminário (Des)igualdades de Gênero no Brasil

O encontro se propõe a desdobrar, contextualizar e questionar os dados publicados no Relatório sobre a Desigualdade Mundial de Gênero de 2010 e, ainda, lançar reflexões sobre questões do tipo: “É possível e desejável uma plena igualdade entre homens e mulheres?”; “o que sustenta as desigualdades entre gêneros?” e “quais mobilizações, políticas públicas e mudanças são necessárias para que haja o amplo bem estar social, o respeito e a valorização das mulheres?”.

O evento tem início às 13h, na sala 106 do Ifcs-UFRJ, localizado no Largo São Francisco de Paula, 1, Centro. Durante o Seminário, o LEG receberá doações de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre organizações de defesa dos direitos das mulheres e das crianças.

Mesa 1- 13h: “O mundo do trabalho e a participação política das mulheres”

Coordenação: professor Paulo Baía

Palestrantes: professores Maria Lúcia Teixeira Werneck – Decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ; Moema Toscano – Centro da Mulher Brasileira, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ e PUC-RJ; Clara Araújo – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da UERJ; e Claudia Costin – Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Universidade de Quebec.

Mesa 2 – 15h30: “Violências e estigmas relacionados às mulheres”

Coordenação: professora Anna Marina Barbará Pinheiro

Palestrantes: professora Aparecida Moraes – Ifcs-UFRJ; Martha Rocha – Delegada de Polícia (DPAM) e Diretora Executiva do Atitude Brasil; Rosana Morgado – Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ; e Hebe Signorini – Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.

Mais informações podem ser obtidas na página virtual do evento: http://www.ifcs.ufrj.br/folheto_semin%C3%A1rio.pdf