">Na última sexta feira (19/11) ocorreu no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) o I Colóquio do Programa de Desenvolvimento de Fármacos da UFRJ.

Colóquio promove integração entre universidade e indústria farmacêutica

O evento contou com a participação de diversos profissionais da universidade, além de representantes de indústrias farmacêuticas e institutos de pesquisa em fármacos.

Marcio Falcci, diretor de PD&I da BioLab apontou a necessidade de prestação de serviços entre universidade e áreas tecnológicas de ponta.  “Há ainda uma ideologia das faculdades de falta de confiança entre os participantes de uma tecnologia de desenvolvimento de fármacos. Não há uma parceria entre academia, indústria e governo. Isso se deve ainda a resquícios de um passado colonial”, revela.

O profissional falou ainda das dificuldades no desenvolvimento de fármacos no Brasil: “O controle de preços da indústria farmacêutica no Brasil não protege a pesquisa e o desenvolvimento local. Há um controle maior para nossas empresas do que para as multinacionais, isso parte do princípio de que a indústria brasileira nunca vai fazer pesquisa e desenvolvimento”, analisa.

Após a conferência, o colóquio teve a apresentação de trabalhos relacionados à pesquisa em fármacos na UFRJ e uma sessão de integração entre a UFRJ e industriais da área de desenvolvimento de fármacos.