Categorias
Memória

Evento debate relações entre Brasil e Rússia

 Na última terça-feira (9/11), o projeto Oriente e Ocidente, realizou a Série BRIC Brasil-Rússia: Pontes Culturais, organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Política Internacional do curso de Relações Internacionais (RI) da UFRJ. O evento, que correspondeu aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, teve como objetivo aproximar o público da cultura russa, discutir temas diversos e acontecimentos que relacionam o passado, o presente e possível futuro das relações entre Brasil e Rússia.

O Salão Muniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ recebeu nomes como Elena Zhebit, pesquisadora da UFRJ e especialista em Política Externa e Diplomacia da União Soviética pela Academia Diplomática da União Soviética. Ela apresentou um painel em que narrou passagens da história da vida de Dom Pedro II e sua primeira viagem pela Rússia, aos 46 anos, onde visitou locais históricos. “Dom Pedro II era um exemplo de leitor: escreveu 43 diários e falava 12 línguas”, disse.

George Ermakoff, editor e colecionador de fotos e imagens do Rio antigo, apresentou em slides uma coleção de imagens gráficas e fotos inéditas do Rio de Janeiro e Moscou. A iconografia fotográfica de Ermakoff data de 1870-1940 e foca a história de russos que residiram no Rio de Janeiro no século XIX.

Luis Carlos Prestes Filho comentou as potencialidades dos países pertencentes ao bloco Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e fez reflexões sobre a cultura dos dois primeiros. Prestes Filho, que morou na extinta União Soviética, dos 10 aos 24 anos de idade, contou sua experiência como estudante e a relação entre Rússia e Brasil.

O filho do “cavaleiro da esperança” sugeriu também o fortalecimento de estudos na área de Relações Internacionais da UFRJ de forma mais profunda. Ele pontou necessidade de aproximação do Rio de Janeiro e São Petersburgo no campo científico e tecnológico, para desenvolvimento da área naval e troca de conhecimento nuclear. “Além de tudo, estabelecer uma aproximação cultural entre as duas cidades é fundamental, devido à vocação de ambas para a cultura”, concluiu, referindo-se ao artesanato, moda e a produção audiovisual brasileiras.