">A Usiminas, lançou nesta terça-feira, 9 de novembro, às 9h30, no Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, a pedra fundamental do seu Centro de Pesquisa e Inovação. Essa é a primeira unidade da Usiminas no Rio de Janeiro e terá como foco as demandas do pré-sal.

Usiminas lança Centro de Pesquisa no Parque Tecnológico

A Usiminas, empresa do setor siderúrgico, lançou nesta terça-feira, 9 de novembro, às 9h30, no Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, a pedra fundamental do seu Centro de Pesquisa e Inovação. Essa é a primeira unidade da Usiminas no Rio de Janeiro e terá como foco as demandas do pré-sal.

A Usiminas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram acordo de concessão de uso de terreno e de cooperação científica e tecnológica no início deste ano. Com a chegada da Usiminas, que ocupará uma área de 3,6 mil metros quadrados, o Parque Tecnológico terá 80% de área ocupada, o equivalente a 250 mil metros quadrados. A siderúrgica desenvolverá novas tecnologias de aplicação de aços para os setores de petróleo e gás, naval e offshore.

Para o diretor do Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, Maurício Guedes, a chegada de um centro de pesquisa de uma siderúrgica é de grande importância e vai abrir o leque de atuação do Parque, sem deixar de lado sua vocação para o setor de petróleo e gás. “A Usiminas, assim como outras que estão se instalando no Parque, foi atraída pelos desafios do pré-sal e pelas pesquisas desenvolvidas aqui na universidade. Ela é uma empresa que investe muito em inovação e com isso a expectativa é de um trabalho intensivo em cooperação”, afirma Guedes.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro de Pesquisa da Usiminas contou com a presença do vice-presidente de negócios da Usiminas, Sergio Leite; do reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira; do diretor de Tecnologia da Coppe/UFRJ, Segen Estefen; e do diretor do Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, Maurício Guedes.