">O professor Luis Acosta, presidente da Adufrj, compareceu nesta segunda (08/11), à reunião ordinária do Conselho de Coordenação do CFCH O dirigente propôs a criação de uma instância de discussão, no âmbito do Conselho Universitário, sobre o uso do espaço outrora ocupado pelo Canecão e pelo Bingo, ambos já reintegrados, pelas vias legais, ao patrimônio da UFRJ

Canecão em debate no CFCH

O professor Luis Acosta, presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj), compareceu nesta segunda (08/11), à reunião ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O dirigente propôs a criação de uma instância de discussão, no âmbito do Conselho Universitário (Consuni), sobre o uso do espaço outrora ocupado pelo Canecão e pelo Bingo, ambos já reintegrados, pelas vias legais, ao patrimônio da UFRJ. “É preciso que a universidade se mobilize para discutir o que será feito daquele espaço. Nós, dos movimentos sociais ligados à UFRJ, estamos nos colocando à disposição para fazer parte deste debate”, afirmou Acosta.

Lilia Pouggy, decana em exercício do CFCH, disse que vai colocar em pauta, na próxima reunião ordinária do Centro, um debate acerca do tema para que os representantes das unidades formulem propostas para a ocupação. “Acho que devemos ocupar logo, mas este uso deve ser orgânico da própria universidade”, opinou.

A discussão de uma ampla política cultural da universidade deve, na opinião de Mavi Rodrigues, diretora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, ser a prioridade da discussão. “Esta iniciativa reforça o papel pró-ativo da universidade no movimento cultural de toda a cidade”, analisou.

Já Ana Maria Monteiro, diretora da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, ressaltou a importância do espaço para eventos do corpo docente. “Hoje mesmo, precisei de um local para abrigar um encontro para 400 professores e não encontrei. Temos uma grande demanda para este tipo de evento e não temos lugar para sediá-los”, apontou.