">O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizou, na última terça-feira (26/10), o Seminário de Pesquisa Dynamic Price Competition in Auto-Insurance Brokerage, ministrado pelo professor Luis Braido, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Professor da Fundação Getúlio Vargas apresenta pesquisa no IE-UFRJ

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizou, na última terça-feira (26/10), o Seminário de Pesquisa Dynamic Price Competition in Auto-Insurance Brokerage, ministrado pelo professor Luis Braido, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também diretor de pesquisa da Escola de Pós-graduação em Economia da FGV (EPGE).

O trabalho, realizado em parceria com o professor Bruno Aurichio, da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade (Fucape), analisa a taxa de corretagem, percentual cobrado sobre o volume financeiro da operação de compra e venda de ações no mercado de seguros. “Este é um setor muito competitivo. Quando o consumidor compra um seguro, ele não faz ideia de qual é a taxa de corretagem”, disse.

O professor ressaltou que são grandes as facilidades para quem deseja se tornar um corretor “Não é um mercado com muitas barreiras”, analisou. A alta lucratividade no setor também foi tema da apresentação. “Os contratos são renovados a cada ano e há um custo ao trocar de corretor para isso. Ganha-se muito para fazer essas operações”, explicou.

O Seminário de Pesquisa é um evento realizado ao longo do ano pelo IE-UFRJ que reúne profissionais na área de Economia. Mais informações podem ser obtidas na página virtual do evento.